Topo
pesquisar

Saturno

Geografia

Saturno é um dos planetas do sistema solar e seus anéis podem ser visualizados aqui da Terra.
PUBLICIDADE

Saturno é um dos planetas do Sistema Solar, é o sexto planeta – se contado a partir do Sol. Está situado entre Júpiter e Urano.

É o segundo maior planeta do Sistema Solar, superado somente por Júpiter. O destaque principal de Saturno é o seu sistema de anéis, esses podem ser visualizados da Terra.

Saturno é constituído, majoritariamente, por gases, o hidrogênio responde por 97%, além de um pequeno percentual de hélio. A parte interna é composta por um núcleo rochoso e gelo, envolvidos por uma camada de hidrogênio metálico e uma camada de gases.

Nesse planeta sopram ventos que atingem 1.800 km/h, mesmo possuindo uma atmosfera com aparência suave. Para realização do movimento de rotação (deslocamento em torno de si mesmo) são necessárias cerca de 10,5 horas, enquanto que o movimento de translação (deslocamento em torno do Sol) dura aproximadamente 30 anos.

Sua estrutura circular oscila em pelo menos 10%, ou seja, o diâmetro polar é maior (120.536 km) que o diâmetro equatorial (108.728 km). A composição de Saturno é menos densa que a água, com temperatura média muito baixa, cerca de -125°C.

Os anéis de Saturno são formados basicamente por uma mistura de gelo, poeira e material rochoso, apresentando milhares de quilômetros de diâmetros, porém sua espessura não passa de 1,5 quilômetros.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FREITAS, Eduardo De. "Saturno"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/geografia/saturno.htm>. Acesso em 30 de maio de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA