Topo
pesquisar

Rios

Geografia

PUBLICIDADE

Rio é um curso de água que corre naturalmente de uma área mais alta para uma mais baixa do relevo, geralmente deságua em outro rio, lago ou no mar. Esses cursos de água se formam a partir da chuva, que é absorvida pelo solo até atingir áreas impermeáveis no subsolo onde se acumula, constituindo o que chamamos de lençol freático.

Quando o lençol freático aflora na superfície dá origem à nascente de um rio. Apesar dessa definição, há rios que se formam de outras maneiras, como por exemplo, a partir do degelo em picos montanhosos, além de alguns originarem de águas de lagos.

Os rios apresentam características diversas, podendo ser perene, ou seja, que não seca em nenhum período do ano, nem mesmo com severas secas. Além disso, podem ser também temporários ou intermitentes, neste caso, se trata de rios que secam em determinado período do ano, quase sempre na época da seca ou estiagem.

Em regiões áridas e semiáridas do planeta, os rios perenes são de grande relevância, pois fornecem água e condições para a realização da agricultura e da criação de animais.

Não há nenhuma dúvida de que os rios são de extrema importância para a humanidade, uma vez que fornecem a água que bebemos, além de ser usada para cozinhar os alimentos, para realizarmos a higiene pessoal e residencial, na indústria (fabricação de sucos, refrigerantes, alimentos entre outros), irrigar as lavouras e hortaliças. Considerando que a pesca pode ser realizada em rios e suas águas servem como via de transporte e de força hidráulica na produção de energia elétrica.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Curiosidades - Geografia - Brasil Escola

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA