Topo
pesquisar

Rio Yang-Tsé

Geografia

O rio Yangtse é o maior rio do continente asiático, ele é de grande importância para a geração de energia.
PUBLICIDADE

Yang-Tsé é um rio asiático também chamado de rio Azul, é o maior do continente, com 6.300 quilômetros de extensão percorrendo todo o território chinês.

A bacia do Yang-Tsé percorre algumas das regiões mais férteis de toda a China, em todo seu percurso recebe águas de diversos afluentes, entre os mais importantes estão rio Min, Wu e Han.

Informações gerais sobre o Yang-Tsé

Extensão: 6.300 quilômetros.
Nascente: monte kuulum.
Altitude da nascente: 5.042 metros.
Foz: Mar da China Oriental.
Área da Bacia: 1.900,000 km2.
País: República Popular da China.

Esse rio chinês ocupa o terceiro lugar entre os maiores rios do mundo, nasce no planalto do Tibete. Ao longo da extensão desse rio teve início o surgimento da civilização chinesa, há aproximadamente 4.000 anos a.C.

O Yang-Tsé é um rio que desenvolve uma grande importância na geração de energia, nesse sentido está sendo construída em seu curso a usina hidrelétrica de Três Gargantas. Apesar do ponto positivo da geração de energia existem grandes impasses de ordem ambiental e social provocados pelo empreendimento. Pelo menos 1,1 milhão de pessoas ficarão desabrigadas e muitos sítios arqueológicos serão perdidos.

Para a construção da hidrelétrica foi preciso represar as águas do Yang-Tsé, dessa forma sua barragem possui 180 metros de altura e uma década de muito trabalho para concluir a primeira parte, quando totalmente terminada a represa terá 600 quilômetros de extensão.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FREITAS, Eduardo De. "Rio Yang-Tsé "; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/geografia/rio-yangtse.htm>. Acesso em 12 de fevereiro de 2016.

DEIXE SEU COMENTÁRIO
  • Mhurilo Gonçalvessábado | 26/09/2015 10:06Hs
    Poderia ter explanado mais sobre a herança cultural do Rio, seus acontecimentos históricos, afinal, o Vale do Yang Tsé é importantíssimo para a formação da sociedade asiática que conhecemos
  • joaoquarta-feira | 19/03/2014 20:21Hs
    muito bom, me ajudou muito para o trabalho de historia
  • jhanifersegunda-feira | 16/09/2013 08:19Hs
    ótimo textoooo
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA