Topo
pesquisar

Querosene

Geografia

O querosene é obtido através da destilação fracionada do petróleo, ele é utilizado como combustível para aeronaves.
PUBLICIDADE

Desde a Segunda Revolução Industrial (século XIX), o petróleo é a principal fonte utilizada como combustível. Essa substância, após passar pelas refinarias, origina diversos subprodutos, entre eles o querosene.

O querosene é um hidrocarboneto líquido obtido através da destilação fracionada do petróleo. Esse combustível passou a ser produzido em escala industrial em 1859, quando Edwin Drake descobriu petróleo em Tutsville, nos Estados Unidos, e, através da instalação de uma refinaria rudimentar, fabricava o querosene.

Muito utilizado na iluminação residencial, o querosene foi o derivado mais importante do petróleo até 1911, quando ocorreu a popularização dos automóveis com motores a gasolina. Somente em 1939, com o desenvolvimento dos aviões de propulsão a jato, o querosene voltou a ser amplamente utilizado como combustível.

Além de combustível de aeronaves a jato e iluminação residencial, o querosene também pode ser empregado como solvente, combustível de fogões portáteis e produto de limpeza. É importante ressaltar que esse combustível é inflamável, havendo a necessidade de armazená-lo em locais adequados. Outra característica do querosene é que ele é apolar, ou seja, não é solúvel em água.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FRANCISCO, Wagner de Cerqueria e. "Querosene"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/geografia/querosene.htm>. Acesso em 08 de dezembro de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA