Topo
pesquisar

Por que as estrelas piscam?

Geografia

Por que as estrelas piscam? Esta é uma indagação muito recorrente, e ela possui uma resposta muito simples: por causa de turbulências ocorridas na atmosfera.
As estrelas no céu
As estrelas no céu
PUBLICIDADE

As estrelas piscam no céu noturno por causa de turbulências ocorridas na atmosfera, de uma forma simplista a imagem de uma estrela é basicamente um ponto de luz no céu.

Quando há um desequilíbrio na atmosfera (agitação), a luz da estrela recebe um desvio para vários rumos diferentes. Então a visualização da estrela recebe pequenas alterações em seu brilho e no lugar onde está situada, e com isso começa a piscar.

O fato de o telescópio Hubble ser tão eficaz é devido à sua permanência na órbita do espaço, acima da superfície do planeta, desviando-se da refração da luz ele captura imagens de melhor qualidade.

Em contrapartida, as estrelas que não piscam a olho nu, na verdade não são estrelas e sim planetas. A sua imagem pode ser vista em razão de seu tamanho e proximidade da Terra.

Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FREITAS, Eduardo de. "Por que as estrelas piscam?"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/geografia/por-que-as-estrelas-piscam.htm>. Acesso em 14 de dezembro de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA