Topo
pesquisar

Os oceanos do planeta

Geografia

O planeta possui quatro oceanos diferentes, sendo eles: Oceano Pacífico, Oceano Atlântico, Oceano Índico e Oceano Ártico.
PUBLICIDADE

Os oceanos concentram cerca de 97% do total de toda água do planeta e sempre foi muito importante para o homem, desde a pesca até as navegações. O oceano Pacífico está situado entre América, Ásia e Oceania, ocupa uma área de 165,3 milhões de quilômetros quadrados e apresenta uma profundidade em média de 4.000 metros, esse é o maior entre todos e possui o ponto batimétrico mais profundo, local onde está a fossa de Mindanao, que atinge uma profundidade de 11.524 metros.


O Oceano Atlântico está situado entre América, Europa e África, é o segundo maior em área, pois ocupa 82,2 milhões de quilômetros quadrados e profundidade média de 3.300 metros.

O oceano Índico se estabelece entre o continente africano, asiático e da Oceania e ocupa uma área de 73 milhões de quilômetros quadrados, sendo o terceiro em tamanho, detém uma profundidade de 4.000 metros em média.

O Oceano Ártico ou Oceano Glacial Ártico está situado no Polo Norte e é o menor de todos, ocupa uma área de 14 milhões de quilômetros quadrados e possui uma característica particular, permanece praticamente congelado durante todo o ano.

A separação dos oceanos corresponde às anteriormente citadas, mas existe uma vertente que considera outro oceano, esse seria formado a partir das águas do Oceano Atlântico, Pacífico e Índico que envolvem a Antártida, no entanto, essa informação é imprecisa quanto aos limites e por isso não é largamente aceita internacionalmente.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FREITAS, Eduardo De. "Os oceanos do planeta"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/geografia/os-oceanos-planeta.htm>. Acesso em 28 de agosto de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA