Topo
pesquisar

Os maiores desertos do mundo

Geografia

Os maiores desertos do mundo estão, em grande parte, localizados na África e na Ásia.
Os desertos apresentam condições desfavoráveis à manutenção da vida
Os desertos apresentam condições desfavoráveis à manutenção da vida
PUBLICIDADE

Os desertos são regiões que apresentam poucas condições para a manutenção da vida, sobretudo no sentido de impedir ou dificultar a habitação humana. Trata-se de regiões áridas (mas não necessariamente quentes), com baixos índices pluviométricos e que contam com poucos recursos alimentares imediatamente disponíveis. Mas isso não significa que essas localidades não apresentem fauna, flora e, até mesmo, cidades em suas paisagens.

A palavra vem do latim “desertu”, que significa desabitado, solitário, esvaziado. Confira, a seguir, uma lista com os cinco principais desertos do mundo, com algumas de suas principais características.

5º – Deserto do Kalahari (930.000 km²)

Paisagem do Deserto do Kalahari
Paisagem do Deserto do Kalahari

O Deserto do Kalahari é o segundo maior da África, está localizado no sul desse continente e compreende os territórios de Botsuana, África do Sul, Angola, Namíbia, Zâmbia e Zimbábue. Sua extensão de 930 mil km² envolve a sua área fixa e a sua zona de transição, onde há uma maior presença de vida animal e vegetal. Se considerarmos somente a sua zona central, sua área passa a ser de “apenas” 580 mil km².

O Kalahari é considerado um deserto “traiçoeiro”, pois, durante um curto período do ano, ocorrem algumas chuvas que ajudam a florescer e transformar o ambiente. O lugar, anteriormente seco e sem condições de vida, enche-se de vegetação e recursos para alimentação, adquirindo uma paisagem que em nada se assemelha a de qualquer outro deserto. O problema é que, logo depois, a seca e o ambiente inóspito retornam e, caso alguém tenha ficado perdido por lá, poderá não sobreviver em virtude do esgotamento súbito de água e alimento.

Apesar dessas condições, o Kalahari abriga alguns grupos tribais africanos que desenvolveram formas de sobreviver no local, alguns deles sequer tiveram contato com o ser humano.

4º Deserto de Gobi (1.125.000 km²)

Pôr do sol no Deserto de Gobi
Pôr do sol no Deserto de Gobi

O Deserto de Gobi encontra-se na Ásia, mais precisamente na região norte da China e na porção sul da Mongólia. A palavra “Gobi” vem do idioma mongol e significa “lugar sem água”, possuindo um relevo marcado pelas dunas e por algumas montanhas rochosas.

Ao contrário do Kalahari, que apresenta fauna e flora relativamente diversificadas, em Gobi, os seres vivos são raros e de poucos tipos diferentes. Também nesse deserto é possível encontrar algumas populações humanas, todas nômades.

3º Deserto da Arábia (1.300.000 km²)

Também situado na Ásia, o Deserto da Arábia situa-se na região do Oriente Médio, envolvendo os territórios da Arábia Saudita, Síria, Jordânia, Iraque, Omã, Kuwait e Iêmen. Trata-se de uma das áreas com a menor biodiversidade do planeta.

No entanto, esse deserto apresenta muitos recursos minerais, com destaque para o Petróleo, que, nessa região do Oriente Médio, apresenta-se nas maiores quantidades do planeta. Em termos de populações, existem povos – alguns deles nômades – sírios, curdos, turcos, armênios e assírios.

A característica mais marcante desse deserto é, sem dúvida, as construções nele realizadas. O destaque vai para a supercidade de King Abdullah (em referência ao nome do rei saudita), que tem a conclusão prevista para 2020 e deverá abrigar inicialmente cerca de dois milhões de habitantes.

King Abdullah, uma cidade em construção no meio do deserto ¹
King Abdullah, uma cidade em construção no meio do deserto ¹

2º Deserto do Saara (9.000.000 km²)

O Deserto do Saara é o mais conhecido dentre os desertos do mundo, uma vez que é o maior entre os “desertos quentes”, apesar de, como todos os outros do mesmo tipo, as noites serem bastante frias, com temperaturas próximas a 0ºC. A sua extensão envolve áreas de Argélia, Chade, Egito, Líbia, Mali, Marrocos, Mauritânia, Níger, Tunísia e Sudão, sendo um marco natural para a regionalização do continente africano em África do Norte e África Subsaariana.

Caravana no Deserto do Saara
Caravana no Deserto do Saara

Em alguns pontos, a paisagem do Saara é formada por corpos rochosos e camadas de sedimentos compostos por pequenas rochas, enquanto a maior parte é constituída por dunas móveis. Apesar de ser uma das regiões mais inóspitas do planeta, ele também apresenta um dos pontos mais férteis para a agricultura, ao longo das margens do Rio Nilo.

Ao todo, em áreas envolvendo as proximidades desse rio e os inúmeros oásis existentes, o Saara abriga mais de 2,5 milhões de pessoas.

1º Antártida (14.000.000 km²)

A Antártida é a maior região que apresenta condições inapropriadas para a vida e habitação, com temperaturas baixíssimas e altitudes elevadas. Os termômetros medem, em média, cerca de -30ºC, sendo que já houve casos em que alguns pontos apresentaram temperaturas abaixo dos -80ºC. Em termos de altitude, as médias alcançam os 2.000 metros. Em geral, as moradas humanas nesse continente gelado, localizado no Polo Sul do Planeta, estão relacionadas com pesquisas científicas. A vegetação é escassa e os animais existentes compreendem grupos de baleias, focas, pinguins, albatrozes, gaivotas e outras espécies.

Formas de relevo na Antártida
Formas de relevo na Antártida

______________________

¹ Créditos da imagem: haitham alfalah e Wikimedia Commons


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

PENA, Rodolfo F. Alves. "Os maiores desertos do mundo"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/geografia/os-maiores-desertos-mundo.htm>. Acesso em 23 de setembro de 2017.

Localização da Antártida no Globo
Geografia A Antártida
Exemplo de Deserto
Geografia Desertos
No clima desértico, o desenvolvimento de espécies vegetais é reduzido, uma vez que a umidade é escassa
Geografia Clima desértico
A desertização deu origem ao deserto do Saara e a outras paisagens inóspitas da Terra
Geografia Desertização
Exemplo de oásis  presente em desertos
Geografia Oásis
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA