Topo
pesquisar

Neve

Geografia

A neve é um fenômeno meteorológico que acontece em regiões do planeta que possuem clima frio ou temperado.
Área coberta de neve
Área coberta de neve
PUBLICIDADE

A neve é um fenômeno meteorológico que acontece quando as nuvens se encontram com temperatura inferior a 0°C, desse modo, o vapor de água se condensa formando cristais de gelo, que podem apresentar diversas formas.

A incidência de neve se dá em regiões do planeta cujo clima é frio (zonas polares) ou temperado.

Segundo a Sociedade Norte-Americana de Meteorologia, existem sete tipos de neve: flocos de neve (gelo em forma de floco), grão de neve (partículas bem pequenas e opacas de gelo), grão de gelo (pelotas de gelo de 5 milímetros de diâmetro), graupel (partículas pesadas de neve), granizo (pedras sólidas de gelo), chuva congelada (água congela ao entrar em contato com o solo) e aguaneve (cai no chão com traços de cristalização).

Um dos principais inconvenientes decorrentes da precipitação de neve ocorre no trânsito, quando ela cai no asfalto a pista fica escorregadia, favorecendo a ocorrência de colisões entre veículos.

Apesar de o Brasil apresentar clima tropical e elevadas temperaturas praticamente o ano todo, em uma restrita parte do país ocorre precipitação de neve. Esse fenômeno ocorre ocasionalmente, sendo mais comum nos pontos mais elevados dos planaltos serranos do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. No ano de 1975, houve uma onda de frio no Brasil, deixando a região Sul coberta de neve, além disso, outros Estados também registraram o fenômeno, como São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FREITAS, Eduardo de. "Neve"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/geografia/neve.htm>. Acesso em 21 de agosto de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA