Topo
pesquisar

Maritimidade e Continentalidade

Geografia

PUBLICIDADE

Os climas sofrem influências de diversos elementos naturais, como os oceanos e mares. Essa influência ocorre de acordo com a proximidade de uma área do litoral. Em áreas costeiras o clima está sujeito a uma grande influência das águas marítimas e oceânicas. Isso ocorre por que as águas possuem a capacidade de reter calor e liberá-lo de forma lenta.

Em áreas sujeitas aos efeitos da maritimidade, a amplitude térmica é baixa durante o dia. Na medida em que distanciamos do litoral a variação de temperatura aumenta.

Em regiões distantes de oceanos e mares o clima sofre influência da continentalidade. Nesse caso, a superfície terrestre absorve calor e se aquece rapidamente, entretanto, o resfriamento é rápido, o que favorece uma variação de temperatura durante o dia (amplitude térmica).

Um exemplo claro desse processo ocorre na Europa, países banhados por oceanos e mares enfrentam invernos relativamente moderados, enquanto que em áreas distantes de oceanos, como a Rússia, a estação é extremamente rigorosa.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FREITAS, Eduardo De. "Maritimidade e Continentalidade"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/geografia/maritimidade-continentalidade.htm>. Acesso em 27 de maio de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA