Topo
pesquisar

Iowa

Geografia

O estado americano de Iowa possui o setor terciário como destaque em sua economia.
PUBLICIDADE

O Estado americano de Iowa é situado na região centro-oeste dos Estados Unidos. O mesmo limita-se com os Estados de Minnesota ao norte, Wisconsin e Illinois a leste, Missouri ao sul, e Nebrasca e Dakota do Sul a oeste. Seu nome é proveniente do povo nativo-americano Iowa, o qual habitava o território antes da chegada dos europeus.

Os primeiros exploradores a chegar à região foram os franceses Louis Joliet e Jacques Marquette, em 1673, que conseguiram adentrar às novas terras navegando pelo rio Mississipi. Os Estados Unidos começaram a colonizar a região a partir de 1833; Iowa se tornou oficialmente o 29º Estado americano em 28 de dezembro de 1846.

O relevo do Estado é formado principalmente por planícies. Iowa possui muitos lagos naturais; os principais são os lagos Spirit, West Okoboji e East Okoboji. A elevação média do Estado é de 335m, com poucas variações entre uma região e outra. Iowa possui um clima continental úmido, com temperaturas bastante extremas em cada estação.

O Estado possui grande destaque na agropecuária, uma vez que é o maior produtor de milho, possui o maior rebanho suíno e é um dos maiores produtores de soja dos Estados Unidos. O mesmo também é o maior produtor de etanol do país. Os principais produtos fabricados no Estado são alimentos industrializados, maquinário e produtos químicos e equipamentos elétricos. No entanto, a maior fonte de riqueza de Iowa é a prestação de serviços comunitários, pessoais, financeiros e imobiliários, ou seja, o setor terciário.

Sua capital e maior cidade é Des Moines.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DANTAS, Tiago. "Iowa"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/geografia/iowa.htm>. Acesso em 03 de maio de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA