Topo
pesquisar

Gravidade e Magnetismo

Geografia

A gravidade terrestre atrai outro corpo
A gravidade terrestre atrai outro corpo
PUBLICIDADE

Quando um objeto de determinada massa é lançado no ar, ele certamente cairá no chão. Esse fenômeno é consequência da gravidade exercida entre dois corpos e, independentemente do peso, a Terra atrairá esse objeto.

A atração gravitacional é de extrema importância para a organização dos elementos naturais e do sistema solar, pois ela é responsável por manter a Terra e os outros planetas em suas órbitas em torno do Sol, realizando o movimento de translação.

O magnetismo, por sua vez, é resultado da movimentação e composição do núcleo terrestre, que apresenta uma parte sólida e uma líquida, sendo composto por ligas metálicas de ferro. Sendo assim, a Terra apresenta um campo magnético muito forte, comportando-se como um imenso ímã, onde os polos desse ímã-Terra estão localizados próximos aos polos geográficos.

Portanto, a Terra pode ser considerada como um grande ímã, uma vez que o polo sul magnético atrai o polo norte geográfico, e o polo norte magnético atrai o polo sul geográfico, havendo a interação entre eles.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Curiosidades - Geografia - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FRANCISCO, Wagner de Cerqueria e. "Gravidade e Magnetismo"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/geografia/gravidade-magnetismo.htm>. Acesso em 22 de outubro de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA