Topo
pesquisar

Gravidade e magnetismo

Geografia

A gravidade e o magnetismo do planeta é fundamental para o desenvolvimento da vida.
Local sem força gravitacional
Local sem força gravitacional
PUBLICIDADE

Gravidade é uma força de atração entre os corpos materiais. A Terra possui uma grande força gravitacional, por essa razão todos os objetos caem ao serem lançados no ar.

A existência de corpos celestes é resultado da força gravitacional, uma vez que aglutina todo material, formando os planetas, por exemplo. Essa força também é responsável por manter os planetas do Sistema Solar em suas devidas órbitas, os quais realizam deslocamento em torno do Sol. Incluindo ainda que essa força é responsável pela ocorrência do ciclo das marés e influencia outros fenômenos naturais.

O magnetismo terrestre é resultado do movimento de seu núcleo, que se acredita possuir uma parte líquida e uma sólida, constituídas por ligas metálicas de ferro. Desse modo, o que acontece é uma interação entre a parte líquida e a sólida, promovendo o surgimento de um forte campo magnético, que tem sua força percebida até na superfície.

Na Terra, o Polo Sul Magnético atrai o Polo Norte Geográfico, e o Norte Magnético atrai o Polo Sul Geográfico.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DANTAS, Tiago. "Gravidade e magnetismo"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/geografia/gravidade-magnetismo-1.htm>. Acesso em 19 de agosto de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA