Topo
pesquisar

Galáxia

Geografia

A galáxia é o agrupamento de vários corpos celestes, ela é classificada em 4 tipos: galáxias espirais, galáxias espirais em barra, galáxias elípticas e galáxias irregulares.
PUBLICIDADE

As galáxias são formadas por agrupamentos de vários corpos celestes, principalmente por planetas, estrelas, poeira cósmica e outros elementos astronômicos que ficam em um centro comum. A força da gravidade é a principal responsável pela união dos componentes de uma determinada galáxia.

O estudo das galáxias é muito antigo, sendo que muitas teorias se baseavam em mitologias. Contudo, o desenvolvimento tecnológico possibilitou maior precisão na análise e caracterização do tema em questão, pois a dificuldade de identificação de uma galáxia é muito grande – somente três galáxias são visíveis da Terra a olho nu (Pequena e Grande Nuvem de Magalhães e Andrômeda).

O projeto Sloan Digital Sky Survery, por exemplo, proporcionou a catalogação de aproximadamente 1 milhão de galáxias, no entanto, estima-se que existam cerca de 100 bilhões delas no universo. Outra importante contribuição do aparato tecnológico foi a classificação das galáxias de acordo com o sua morfologia. Sendo assim, foram determinados quatro tipos:

Galáxias espirais – possuem extensos braços de estrelas e nuvens de poeira cósmica.

Galáxias espirais em barra – apresentam braços de estrelas e núcleo central menos desenvolvido se comparado às galáxias espirais.

Galáxias elípticas – são formadas por um grande conjunto de estrelas e pouca poeira cósmica.

Galáxias irregulares – recebem esse nome por não apresentarem forma definida.

Um exemplo de galáxia espiral é a Via Láctea, que abriga o Sistema Solar. Essa galáxia, inserida no Grupo Local, é formada por aproximadamente 200 bilhões de estrelas, cerca de 2 trilhões de massas solares e diâmetro de 100 mil anos-luz, ou seja, um raio de luz com velocidade de 300 mil Km/s demoraria 100 mil anos para atravessar essa galáxia.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Curiosidades - Geografia - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FRANCISCO, Wagner De Cerqueria E. "Galáxia"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/geografia/galaxia.htm>. Acesso em 06 de maio de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA