Topo
pesquisar

Extremo Oriente

Geografia

No Extremo Oriente encontra-se o país com a maior população do mundo, China, com aproximadamente 1,3 bilhão de habitantes.
PUBLICIDADE

O Extremo Oriente é chamado também de Ásia Oriental, está localizado a leste do continente asiático e abrange um território que ocupa uma área de cerca de 12 milhões de km2, onde vivem as populações de China (1,3 bilhão), Japão (126,9 milhões), Coreia do Sul (49 milhões), Coreia do Norte (23 milhões), Taiwan (23 milhões), Hong Kong (6 milhões), Mongólia ( 2 milhões) e Macau ( 450 mil).

Essa porção da Ásia apresenta, em grande parte do território, clima do tipo temperado, em decorrência de sua localização geográfica, uma vez que é cortado pelo Trópico de Câncer. Essa característica climática não faz parte da realidade de uma porção meridional da China e de Taiwan, pois ambos estão sob influência da zona tórrida da Terra ou intertropical, a qual recebe uma quantidade maior de luz solar, apresentando temperaturas mais elevadas.

Na Ásia Oriental se encontram dois dos poucos países remanescentes do sistema socialista: China e Coreia do Norte, lembrando que a economia chinesa já modificou bastante sua configuração e vem se distanciando cada vez mais dos princípios do socialismo e se aproximando dos princípios capitalistas. Alguns países, como Macau, tiveram seus respectivos territórios anexados e administrados pelo governo chinês, tornando-se regiões administrativas.

No Extremo Oriente encontra-se o país com a maior população do mundo, China, com aproximadamente 1,3 bilhão de habitantes, número significativo visto que a população mundial absoluta é cerca de 7,2 bilhões.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FREITAS, Eduardo De. "Extremo Oriente"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/geografia/extremo-oriente.htm>. Acesso em 14 de fevereiro de 2016.

DEIXE SEU COMENTÁRIO
  • lucas vieira trindade do nascimentosegunda-feira | 03/11/2014 14:56Hs
    otimo texto
  • Déboraquinta-feira | 12/06/2014 23:39Hs
    Site Bom
  • Lucasdomingo | 15/12/2013 23:09Hs
    muito bom mesmo
  • RHULIANAquarta-feira | 20/10/2010 13:45Hs
    encina o aprendizado a compreender o que o texto esta tentando passar ao aluno!!!muito show de bola!!!!bjww
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA