Topo
pesquisar

Estados Unidos

Geografia

Bandeira dos Estados Unidos
Bandeira dos Estados Unidos
PUBLICIDADE

Os Estados Unidos da América (United States of America) são uma república federal presidencialista composta por 50 Estados; o país também possui territórios e possessões insulares ultramarinas em diversas regiões do mundo. Localizado na América do Norte, os EUA, como é denominado, faz fronteira com o Canadá ao norte e México ao sul. Os Estados Unidos se tornaram uma superpotência após o fim da Segunda Guerra Mundial, passando a exercer influência em todo o mundo, tanto a nível econômico, como militar, tecnológico e cultural.

História

Diversas tribos nativas americanas viviam na região antes da chegada dos primeiros europeus, ao longo do século XVI. Os EUA nasceram a partir da união das Treze Colônias britânicas na costa do Atlântico no século XVII. Após a Revolução Americana, em 1776, que levou à independência destas províncias, as mesmas adotaram uma constituição política escrita em 1789, assumindo a forma de uma República Federal. Ao longo dos séculos seguintes, entre acordos e disputas militares, os Estados Unidos anexaram um vasto território, se expandindo para toda a região oeste do continente.

Geografia

Os EUA possuem a quarta maior dimensão territorial do mundo. Dessa forma, seus aspectos geográficos variam muito de região para região. O país possui uma vasta floresta temperada na região noroeste, pantanais na Flórida, planícies em sua região central, áreas desérticas em alguns Estados do sul, etc.

Clima

O clima continental, com verões quentes e invernos frios é o predominante na maioria dos Estados americanos, entretanto, a diversidade climática é predominante no país. O Alaska, por exemplo, possui um clima polar, já no Havaí prevalece o clima tropical.

Economia

Os Estados Unidos possuem a maior economia do mundo, totalizando um PIB de US$ 14,20 trilhão. O país exerce um papel fundamental na economia mundial, uma vez que o mesmo é o maior parceiro econômico da maioria dos países, ou seja, é o maior comprador do mundo. Sua economia é uma das mais abertas, havendo pouquíssimas intervenções do Estado sobre a mesma.

Sua moeda, o dólar, é usada como referência por diversas nações; algumas até chegam a usar o dólar americano como moeda oficial.

Cultura

É inegável a influência cultural que os Estados Unidos exercem. Seus filmes, músicas e programas televisivos são conhecidos por todo o mundo. Essa difusão da cultura americana se dá através de veículos de comunicação em massa, como canais, seriados, músicas e principalmente o cinema, que transmitem um modelo ou padrão a ser seguido, transmitindo ao mundo o “american way of life” (estilo americano de viver).

Por Tiago Dantas
Equipe Brasil Escola

Símbolos do Poder Americano - Países - Geografia - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FRANCISCO, Wagner de Cerqueria e. "Estados Unidos"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/geografia/estados-unidos2.htm>. Acesso em 13 de dezembro de 2017.

Barack Obama foi presidente dos Estados Unidos entre 2009 e 2016
História Obama no poder
Bandeira dos Estados Unidos da América
História da América Estados Unidos da América
O Alasca é o maior estado dos Estados Unidos
Geografia Alasca
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA