Topo
pesquisar

Energia Geotérmica

Geografia

A energia geotérmica é a energia calorífica oriunda da terra. Esse tipo de energia possui tantos aspectos positivos quanto negativos.
PUBLICIDADE

A energia geotérmica se caracteriza pelo calor proveniente da Terra, é a energia calorífera gerada a menos de 64 quilômetros da superfície terrestre, em uma camada de rochas, chamada magma, que chega a atingir até 6.000°C. Geo significa terra e térmica corresponde a calor, portanto, geotérmica é a energia calorífica oriunda da terra.

O magma resulta das tremendas pressões abaixo da superfície e do calor gerado pela decomposição de substâncias radioativas, como o urânio e o tório. Encontrando fissuras na crosta terrestre, o magma explode em erupções vulcânicas, ou os gases liberados com o seu resfriamento aquecem águas subterrâneas que afloram na forma de gêiseres ou minas de água quente.

A energia elétrica pode ser obtida através da perfuração do solo em locais onde há grande quantidade de vapor e água quente, estes devem ser drenados até a superfície terrestre por meio de tubulações específicas. Em seguida o vapor é transportado a uma central elétrica geotérmica, que irá girar as lâminas de uma turbina. Por fim, a energia obtida através da movimentação das lâminas (energia mecânica) é transformada em energia elétrica através do gerador.

Os aspectos positivos desse tipo de energia são:
A emissão de gases poluentes (CO2 e SO2) é praticamente nula, não intensificando o efeito de estufa, diferentemente dos combustíveis de origem fóssil.
A área necessária para a instalação da usina é pequena.
Pode abastecer comunidades isoladas.

Os aspectos negativos:
É uma energia muito cara e pouco rentável, pois necessita de altos investimentos estruturais e sua eficiência é baixa.
Pode ocasionar o esgotamento do campo geotérmico.
O calor perdido aumenta a temperatura do ambiente.
Ocorre a emissão de ácido sulfídrico (H2S), extremamente corrosivo e nocivo à saúde.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Fontes de Energia - Geografia - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FRANCISCO, Wagner De Cerqueria E. "Energia Geotérmica "; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/geografia/energia-geotermica-1.htm>. Acesso em 14 de fevereiro de 2016.

DEIXE SEU COMENTÁRIO
  • Lorenzo quarta-feira | 07/10/2015 20:46Hs
    realmente muito boa, explica muito sobre essa energia geotérmica
  • Joao Souza Costaquarta-feira | 17/06/2015 19:49Hs
    muito explicativo esse texto e bem resumido gostei muito,mim passou muito mais conhecimento ,que vai mim ajudar na prova de ciências. vlw galera .
  • Donizete Lopes da Silveirasexta-feira | 27/02/2015 16:44Hs
    Estou estudando como contribuir com a produção de energia e obter economia em casa. Neste informativo pude tirar algumas dúvidas que eram importantes. Att, Donizete
  • beatriz quinta-feira | 23/10/2014 18:13Hs
    mto bom gostei
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA