Topo
pesquisar

Demografia

Geografia

A Demografia é uma importante área do conhecimento, pois amplia os saberes sobre as populações humanas e suas características.
A dinâmica populacional ajuda na compreensão da sociedade
A dinâmica populacional ajuda na compreensão da sociedade
PUBLICIDADE

A demografia é a área do conhecimento que se preocupa em estudar o comportamento, as transformações e a dinâmica geral da população, utilizando-se principalmente de elementos estatísticos e pesquisas qualitativas. Esse ramo do saber em muito se aproxima à Geografia da População, que, da mesma forma, também se preocupa com as dinâmicas populacionais, enfatizando as questões sociais relacionadas ao espaço geográfico.

A população é definida como o número de pessoas que habita um determinado território ou região. Dessa forma, os seus ciclos de crescimento, seu nível médio de renda, sua distribuição, entre outros fatores, são de fundamental importância para a compreensão do funcionamento dos diversos aspectos do espaço social.

Um dos elementos demográficos mais estudados pela Geografia da População e pela Demografia é o índice de crescimento populacional. O crescimento acelerado ou desacelerado das populações é algo constantemente debatido e teorizado por especialistas e teóricos dessas áreas do saber. Precisar com detalhes o funcionamento desse fator é importante para o planejamento de políticas públicas e ações sociais.

O principal órgão brasileiro de pesquisa sobre a população é o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE. Esse organismo realiza a cada dez anos o Censo Demográfico, uma importante e abrangente forma de quantificar estatisticamente os mais diversos dados e informações, envolvendo desde a renda e a saúde da população até a sua preferência religiosa.

Estão disponíveis, na presente seção, textos que envolvem os diversos temas e conceitos demográficos, estes relacionados não tão somente à Geografia da População, mas a diversas áreas do conhecimento, como a sociologia e a economia. Esperamos oportunizar um espaço de leitura e discussão sobre os temas concernentes às dinâmicas populacionais.

Boa leitura!


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

Listagem de Artigos

artigos Demografia
Questão 1

 “O processo de envelhecimento nos países desenvolvidos ocorreu muito tempo depois de eles terem adquirido padrões elevados de vida, com redução das desigualdades sociais e econômicas (…). O desenvolvimento social e econômico na América do Norte e Europa Setentrional e Ocidental já estava determinado quando as demandas de uma sociedade que envelhecia (e mesmo as preocupações sobre isso) foram reconhecidas (…).

Nenhum país na América Latina apresenta uma história e um contexto institucional similares. Ao contrário: em quase todos os países, um processo de envelhecimento altamente comprimido começa a ocorrer no meio de economias frágeis e níveis crescentes de pobreza (…)”.

(Adaptado de: LEBRÃO, M. L. O envelhecimento no Brasil: aspectos da transição demográfica e epidemiológica. Saúde Coletiva, vol. 4, nº 017. São Paulo: Editorial Bolina, 2007. p.137).

Diante das considerações acima mencionadas, pode-se concluir que

a) há um processo generalizado de envelhecimento populacional em todo o mundo, o que é explicado pela explosão demográfica vivenciada atualmente pela maioria dos países.

b) a transição demográfica não representa um avanço das sociedades se não for acompanhada por uma política de distribuição de renda e democratização das estruturas sociais.

c) a queda das taxas de natalidade vem se tornando um problema para os países subdesenvolvidos, que atingem os mais altos índices de envelhecimento populacional.

d) ao contrário da América do Norte e da Europa, a América Latina apresenta um envelhecimento médio de sua população, acentuado pelas fragilidades de suas economias e níveis de renda.

Ver resposta
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA