Topo
pesquisar

Cidade e Município: qual é a diferença?

Geografia

Cidade e município frequentemente são colocados como sinônimos, mas são conceitos muito diferentes.
PUBLICIDADE

Você já se perguntou qual é a diferença entre cidade e município? Já parou para pensar que se trata de conceitos muito diferentes? Cidade e município são expressões distintas para designar diferentes aspectos de um mesmo território.

Por cidade, entende-se o espaço urbano de um município delimitado por um perímetro urbano. Para ser considerada cidade, é preciso ter um número mínimo de habitantes e uma infraestrutura que atenda minimamente as condições dessa população, mesmo que essa cidade seja dependente de outras que se localizem próximas a ela.

Por município, entende-se o espaço territorial político dentro de um estado ou unidade federativa, é o espaço administrado por uma prefeitura. O município possui a sua zona rural e a zona urbanizada.

Um mesmo município pode ter várias cidades, também chamadas de distritos, de forma que o nome do município será o mesmo da cidade principal ou do distrito sede, e é nesse distrito que se encontra a administração ou prefeitura.


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

PENA, Rodolfo F. Alves. "Cidade e Município: qual é a diferença?"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/geografia/cidade-municipio-qual-diferenca.htm>. Acesso em 02 de maio de 2016.

Vista aérea de Manhattan, cidade de Nova York
Geografia do Brasil Urbanização
São Paulo é um exemplo de metrópole mundial.
Geografia do Brasil Hierarquia das cidades no Brasil
Nova Iorque, EUA
Geografia Cidades globais
Uberlândia: exemplo de Cidade Média*
Geografia Cidades Médias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA