Topo
pesquisar

Cidade e Município: qual é a diferença?

Geografia

Cidade e município frequentemente são colocados como sinônimos, mas são conceitos muito diferentes.
PUBLICIDADE

Você já se perguntou qual é a diferença entre cidade e município? Já parou para pensar que se trata de conceitos muito diferentes? Cidade e município são expressões distintas para designar diferentes aspectos de um mesmo território.

Por cidade, entende-se o espaço urbano de um município delimitado por um perímetro urbano. Para ser considerada cidade, é preciso ter um número mínimo de habitantes e uma infraestrutura que atenda minimamente as condições dessa população, mesmo que essa cidade seja dependente de outras que se localizem próximas a ela.

Por município, entende-se o espaço territorial político dentro de um estado ou unidade federativa, é o espaço administrado por uma prefeitura. O município possui a sua zona rural e a zona urbanizada.

Um mesmo município pode ter várias cidades, também chamadas de distritos, de forma que o nome do município será o mesmo da cidade principal ou do distrito sede, e é nesse distrito que se encontra a administração ou prefeitura.


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

PENA, Rodolfo F. Alves. "Cidade e Município: qual é a diferença?"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/geografia/cidade-municipio-qual-diferenca.htm>. Acesso em 26 de julho de 2016.

Uberlândia: exemplo de Cidade Média*
Geografia Cidades Médias
São Paulo é um exemplo de metrópole mundial.
Geografia do Brasil Hierarquia das cidades no Brasil
Nova Iorque, EUA
Geografia Cidades globais
Vista aérea de Manhattan, cidade de Nova York
Geografia do Brasil Urbanização
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA