Topo
pesquisar

Banco Mundial (World Bank)

Geografia

O Banco Mundial é uma instituição financeira que realiza empréstimos para governos e também grandes corporações.
PUBLICIDADE

O Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento - BIRD, chamado também de Banco Mundial, possui sede na cidade americana de Washington, sua criação tinha como finalidade inicial ajudar na reconstrução das economias arrasadas na Segunda Guerra Mundial.

Na atualidade, para a manutenção do banco, cerca de 150 países contribuem com recursos financeiros, pois o agrupamento desses resulta em um montante que posteriormente é utilizado para financiar reconstrução e infraestrutura. As decisões são tomadas por meio de votos que são definidos de acordo com o volume de colaboração e contribuição para o banco, vindos de cada país. Os Estados Unidos detêm o poder de veto diante de todas as decisões tomadas dentro da instituição, já que esse é o maior acionista.

O Banco Mundial é uma enorme instituição financeira que realiza empréstimos a governos para realização de obras de infraestrutura, transporte, usinas hidrelétricas, saneamento, entre outras, além de contribuições para programas para o desenvolvimento econômico, industrial e da agricultura, medidas sociais e ambientais.

Não só governos podem ter acesso a financiamentos, mas também grandes corporações que comprovem sua capacidade de garantir o pagamento da dívida e apresentação de projetos prévios que apresentam viabilidade econômica, isso com a aprovação do governo local.

A instituição financeira em questão, além de conceder empréstimos a governos e grandes grupos empresariais, desenvolve um trabalho de assessoria técnica ao grupo de países-membros.

Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Geografia Geral - Geografia - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FREITAS, Eduardo de. "Banco Mundial (World Bank)"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/geografia/banco-mundial-world-bank.htm>. Acesso em 25 de junho de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA