Topo
pesquisar

Aspectos gerais da União Europeia

Geografia

A União Europeia apresenta a livre circulação de pessoas, de mercadorias, além de uma moeda única, um banco central e um parlamento constituído.
PUBLICIDADE

A União Europeia (UE) é considerada o mais importante bloco econômico da atualidade, fato que se deve não tão somente ao desenvolvimento econômico de seus países, mas também à grande importância política de seus países-membros. Trata-se, afinal, de uma união entre a maior parte dos principais atores internacionais da atualidade (e também de boa parte da história do Capitalismo), tais como França, Reino Unido, Alemanha e outros.

O processo de formação e expansão da União Europeia ocorre desde meados do século XX, muito embora houvesse discussões em torno de uma congregação desse tipo no continente desde o século XV. Assim, algumas razões históricas, econômicas e a proximidade geográfica dos países-membros da UE contribuem para que a integração de seus representantes seja extremamente avançada, de forma a alcançar quase que uma unicidade territorial sob vários pontos de vista, muito embora as populações dos países mantenham preocupação em preservar suas identidades nacionais.

No que se refere às características principais e aos aspectos gerais da União Europeia, podemos destacar os seguintes pontos:

a) Livre circulação de mercadorias: Desde 1993 que a União Europeia não impõe nenhum tipo de barreira para o deslocamento de mercadorias entre os seus países-membros. Assim, todo produto do bloco fabricado internamente não conhece nenhum tipo de barreira alfandegária ou cobrança de impostos, o que favorece tanto as indústrias e o comércio local quanto as grandes companhias multinacionais que se instalam em qualquer um dos países.

b) Livre circulação de pessoas: Esse é um projeto presente entre os países europeus desde a década de 1950 e que se consolidou totalmente com o Tratado de Maastricht, em 1992. Com isso, a população residente do bloco pode livremente se movimentar entre os países-membros, embora tal integração tenha sido acompanhada por uma forte política de controle de imigrantes estrangeiros, conforme a Convenção de Schengen, que diferencia a população europeia da população não pertencente ao bloco europeu.

c) Adoção de uma moeda única (zona do euro): Também com o Tratado de Maastricht, a União Europeia estabeleceu a criação de uma moeda única entre os seus membros, o euro, com a consequente criação de um Banco Central Europeu (BCE). No entanto, não são todos os membros da UE que adotam o euro: Reino Unido, Dinamarca e Suécia não optaram por essa possibilidade, fazendo com que os demais países sejam denominados como pertencentes à zona do euro.

Euro, a moeda da União Europeia
Euro, a moeda da União Europeia

d) Parlamento Europeu: O grau de organização da UE permite, até mesmo, a existência do Parlamento Europeu, sediado em Estrasburgo, com eleições periódicas e com funções legislativas. Além disso, o organismo coopera com o Conselho Europeu na tomada de decisões e atua no sentido de assegurar a máxima democracia dentro do bloco econômico.

Sede do Parlamento Europeu, na cidade de Estrasburgo, França *
Sede do Parlamento Europeu, na cidade de Estrasburgo, França *

Todas essas características, em resumo, tornam a União Europeia o bloco com o maior grau de integração do mundo, categorizado como uma União Política, Econômica e Monetária. Atualmente, há 28 países-membros, com alguns outros em processo de adesão, tais como a Ucrânia e a Turquia. Assim, em função de seu peso econômico e político no cenário mundial, a UE, mais do que um simples bloco econômico, é um dos grandes atores da ordem multipolar que caracteriza a geopolítica mundial atual.

_________________________

* Créditos da imagem: Botond Horvath / Shutterstock


Por Me. Rodolfo Alves Pena

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

PENA, Rodolfo F. Alves. "Aspectos gerais da União Europeia"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/geografia/aspectos-gerais-uniao-europeia.htm>. Acesso em 25 de junho de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA