Topo
pesquisar

As megacidades dos países pobres

Geografia

Atualmente estão crescendo os números de megacidades em países pobres.
PUBLICIDADE

Megacidades são cidades com populações superiores a 10 milhões de habitantes. De acordo com estimativas, até 2015 pelo menos quatro dos cinco maiores centros urbanos do mundo pertencerão a países pobres.

Isso fica evidente quando observamos importantes metrópoles pertencentes a países desenvolvidos que foram superadas populacionalmente por grandes centros urbanos localizados em países pobres como Lagos, na Nigéria, e Dacca, em Bangladesh. Apesar disso, as nações ricas prosseguirão com elevado desenvolvimento econômico, industrial e tecnológico, as cidades dessas nações abrangem relevantes centros financeiros, instituições internacionais, centros de pesquisas, sedes de empresas transnacionais e são palco das principais decisões globais.

O processo de urbanização acelerada promoveu recentemente uma ascensão da população urbana em relação à rural, ou seja, pela primeira vez na história o número de pessoas que vivem em cidades superou o de indivíduos de zonas rurais, isso em países pobres.

A urbanização implantada de maneira desestruturada provoca não somente uma concentração de pessoas, mas também uma aglomeração de pobreza, miséria e demais problemas sociais.

A causa principal do problema é a dificuldade em acompanhar o crescimento populacional urbano com a implantação das infraestruturas (saneamento básico, saúde, transporte, água, habitação etc.), desse modo, as megacidades não conseguem atender à demanda do elevado número de pessoas, fugindo do controle das autoridades.

Um dos aspectos comuns entre as megacidades é o crescente alargamento das disparidades de renda entre os indivíduos.

Segundo pesquisadores ligados à urbanização, uma das propostas para prevenir e amenizar tais inconvenientes é o planejamento, a partir de um plano diretor que conte com a participação de vários seguimentos da sociedade.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FREITAS, Eduardo De. "As megacidades dos países pobres "; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/geografia/as-megacidades-dos-paises-pobres.htm>. Acesso em 12 de fevereiro de 2016.

DEIXE SEU COMENTÁRIO
  • Christian Jean da Silva segunda-feira | 29/09/2014 18:56Hs
    ÓTIMO ESSE TEXTO
  • jeffersonsexta-feira | 25/07/2014 13:17Hs
    SÃO PAULO É UMA MEGACIDADE DE UM PAÍS SUBDESENVOLVIDO.
  • marisleisexta-feira | 09/05/2014 20:11Hs
    Gostei,simples mais esclarecedor
  • cristianoquinta-feira | 20/03/2014 22:41Hs
    Bom texto diante de um assunto gigantesco !!! Boa redação sobre o assunto .
As favelas são redutos de precariedade e desigualdade social.
Geografia do Brasil Favela
São Paulo é um exemplo de metrópole mundial.
Geografia do Brasil Hierarquia das cidades no Brasil
Rio de Janeiro, metrópole global
Geografia do Brasil Metrópoles brasileiras
Mumbai, Índia: a quarta maior megacidade do mundo
Geografia Megacidades
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA