Topo
pesquisar

Areia Movediça

Geografia

A areia movediça, ao contrário do que mostram os filmes, não é capaz de tragar uma pessoa.
PUBLICIDADE

A areia movediça, conhecida pelas pessoas através da televisão, é definida como um fenômeno que acontece de maneira natural, e não possui a capacidade de tragar uma pessoa - como a televisão apresenta. Em diversos filmes pessoas são submersas totalmente, às vezes escapam se agarrando em galhos, cipós entre outros.

Esse fenômeno se dá quando areias finas e desprendidas umas das outras recebem determinada quantidade de água, deixando-as saturadas. Os espaços entre os grãos de areia são preenchidos pela água, impedindo atrito entre essas partículas.


Processo de formação da areia movediça.

O aspecto viscoso tende a aumentar quando uma pessoa executa movimentos bruscos, por isso é preciso realizar deslocamentos corporais lentos. Em locais onde há praias, pode ocorrer afogamentos se houver alguém preso na areia movediça e a maré subir.

De acordo com Denise Dumouchelle, Geologista do United States Geological Survey, a areia movediça não tem sua formação determinada por um tipo específico de solo, além disso, ela afirma que esse fenômeno não ocorre somente com areia, mas com toda forma de solo granulado. O que determina a sua formação é o conjunto de condições naturais, como a união de água e solo.
A areia movediça tende a ocorrer, principalmente, em margens de rios, praias, beira de lagos e mangues.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Curiosidades - Geografia - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FREITAS, Eduardo De. "Areia Movediça"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/geografia/areia-movedica.htm>. Acesso em 24 de agosto de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA