Topo
pesquisar

Alasca

Geografia

O Alasca, a península gelada dos Estados Unidos da América, é o maior dos 50 estados estadunidenses. É rico em petróleo e minerais.
O Alasca é o maior estado dos Estados Unidos
O Alasca é o maior estado dos Estados Unidos
PUBLICIDADE

O Alasca, cuja capital é Juneau, é o maior estado estadunidense e, assim como o Havaí, apesar de pertencer aos Estados Unidos, não possui ligação territorial com esse país. Trata-se de uma península que faz fronteira com o Canadá e foi comprada pelo governo estadunidense em 1867. O Império Russo, à época, levou 7,2 milhões de dólares pelo território. A aquisição foi alvo de duras críticas por parte de opositores, tendo em vista que até então as terras eram consideradas apenas um espaço coberto de gelo e sem utilidade econômica.

No século seguinte à compra do território, foram descobertas jazidas de diversos minerais, como ouro, zinco, gás natural, carvão, pedras preciosas e prata. No final da década de 1960, ainda foi descoberta, no extremo norte do estado, a maior reserva de petróleo do continente americano – a maior fonte de renda do estado advém do petróleo. Esses achados encerraram a questão sobre a compra do território e sobre a utilidade deste para a economia estadunidense.

  • Aspectos físicos

O Alasca é uma península que se limita com o Canadá e é banhada pelo Oceano Pacífico. Além das riquezas minerais, esse estado possui outros recursos naturais importantes. Cerca de 35% de sua superfície é coberta por florestas. A taiga, ou floresta boreal (composta por árvores coníferas), está presente no interior e no sul do estado. Já a tundra, vegetação rasteira e resistente a baixas temperaturas, predomina no norte.

O Alasca é cortado pelo rio Yukon, um dos mais extensos da América, com mais de três mil quilômetros de comprimento. O estado também possui milhares de pequenos lagos, especialmente em sua porção central, onde o relevo é marcado por uma vasta planície rebaixada. Nas Montanhas Rochosas e na cadeia de Montanhas do Pacífico, estão as maiores altitudes do relevo. As terras do Alasca são conhecidas por sua infinidade de geleiras (glaciares), que variam em tamanho e podem chegar a ter até 80 km de extensão.

O Alasca possui milhares de geleiras (glaciares) que variam em altura e extensão
O Alasca possui milhares de geleiras (glaciares) que variam em altura e extensão

A ocorrência de glaciares em terras alasquianas está ligada à sua localização geográfica no extremo norte do planeta, o que favorece as baixíssimas temperaturas registradas durante quase todo o ano. No norte, o clima é polar e, no sul e litoral, o clima é temperado. As temperaturas médias variam de -24°C a 16°C, dependendo da região e do período do ano.

  • Aspectos demográficos

A densidade demográfica do Alasca é a mais baixa dos Estados Unidos, em razão de sua grande extensão territorial em contraposição à pequena população de aproximadamente 730 mil habitantes. Os habitantes concentram-se essencialmente nas regiões sul e sudeste – justamente as que possuem clima com invernos menos rigorosos. A maior parte da população está ocupada em atividades relacionadas com a exploração de petróleo.


Por Amarolina Ribeiro
Graduada em Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

RIBEIRO, Amarolina. "Alasca"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/geografia/alaska.htm>. Acesso em 21 de novembro de 2017.

Países que compõem a América do Norte
Geografia América do Norte
Bandeira dos Estados Unidos
Geografia Estados Unidos
A Flórida, nos Estados Unidos, é um exemplo de península
Geografia Península
O clima polar é marcado pelas baixas temperaturas
Geografia Clima polar
Imagem de satélite sobre o Estreito de Bering, que separa a América da Ásia
Geografia Estreito de Bering
Ambiente natural da Tundra
Geografia Tundra
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA