Topo
pesquisar

Água de reúso na agricultura

Geografia

A água de reúso pode ser utilizada na agricultura para reduzir o gasto e garantir a sustentabilidade com vistas a diminuir a pressão sobre os recursos hídricos em geral.
A água de reúso pode ser útil para a agricultura por muitos aspectos
A água de reúso pode ser útil para a agricultura por muitos aspectos
PUBLICIDADE

A água de reúso é a reutilização da água residuária, ou seja, trata-se do reaproveitamento de águas anteriormente utilizadas no comércio, nas residências e na indústria por meio de processos de tratamento. Embora essa água seja de qualidade inferior, ela é muito utilizada em várias partes do mundo e também pode ser empregada no meio agrícola para irrigação.

O emprego da água de reúso na agricultura pode ser uma estratégia bastante eficaz para preservar os recursos hídricos e diminuir sua utilização indiscriminada, haja vista que essa atividade econômica é a que mais emprega água em seu processo produtivo, com cerca de 70% de todo o consumo realizado no mundo.

Além de proporcionar uma maior economia dos recursos hídricos, a reutilização de água na agricultura pode também servir para atender localidades em que a existência desses recursos é escassa ou em que a estiagem prejudica as lavouras em determinadas épocas do ano. Outra vantagem é o fato de que alguns dos elementos residuais que permanecem nas águas após o tratamento podem ser benéficos para as lavouras, a exemplo do nitrogênio, do potássio e do fósforo.

Por outro lado, não é em qualquer tipo de lavoura que a água de reúso pode ser livremente empregada. A depender de sua qualidade, ela só pode ser empregada em culturas cujos produtos serão processados posteriormente, ou seja, que não serão consumidos diretamente. Um exemplo é a cana-de-açúcar. Tudo isso depende da qualidade e da origem da água que está sendo reutilizada.

Na região sul do Brasil, existem casos em que são empregadas águas de reúso em lavouras de arroz em uma média superior aos 30 mil litros diários, o que ajuda a diminuir consideravelmente a pressão sobre os mananciais existentes em algumas localidades dessa região em questão.

Mas o emprego da água de reúso na agricultura não ocorre somente com água de esgoto tratada. Em muitos casos, são reaproveitadas também as águas das chuvas por meio de algumas técnicas específicas, porém simples. São empregadas técnicas de terraceamento ou de retenção da água pluvial por meio de “barranguinhas”, que captam e armazenam para a posterior utilização. Isso sem falar que elas também ajudam na absorção da água pelo solo e na diminuição do escoamento, evitando, assim, um maior índice de erosões.

Como podemos perceber, o reúso da água na agricultura possui uma série de vantagens. Em algumas localidades, a utilização de água de esgoto tratada apresenta-se como uma grande necessidade. Em áreas próximas a grandes centros urbanos, o tratamento da água com posterior aplicação nas lavouras, além de garantir a produtividade durante todo o ano e reduzir a pressão sobre os mananciais, é eficaz para evitar a poluição dos solos e de outros recursos hídricos ocasionada pela deposição do esgoto gerado nas cidades.


Por Me. Rodolfo Alves Pena

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

PENA, Rodolfo F. Alves. "Água de reúso na agricultura"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/geografia/agua-reuso-na-agricultura.htm>. Acesso em 18 de agosto de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA