Topo
pesquisar

Cupuaçu (Theobroma grandiflorum)

Frutas

PUBLICIDADE

Reino Plantae
Filo/Divisão Magnoliophyta
Classe Magnoliopsida
Ordem Malvales
Família Malvaceae
Gênero Theobroma
Espécie Theobroma grandiflorum

 

O cupuaçuzeiro, Theobroma grandiflorum, é uma planta pertencente ao mesmo Gênero que o cacau (Theobroma cacao). Por tal motivo, ambas são bem parecidas, inclusive seu fruto: alongado, grande, pesado e de casca dura; contendo uma polpa branca e carnuda, envolvendo suas sementes, de tamanho grande.

A T. grandiflorum é nativa da região amazônica, encontrada com frequência nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. De porte pequeno a médio, podendo atingir os vinte metros de altura, é bem-adaptada à sombra, podendo ser cultivada juntamente com outras plantas, de porte maior.

Sua polpa é amplamente utilizada na fabricação de sucos, geleias, cremes, sorvetes, biscoitos, compotas e até mesmo licores. As sementes são também aproveitadas para a retirada de sua manteiga, utilizada na culinária, para a fabricação do cupulate; ou para a fabricação de pomadas, batons, cremes e xampus.

Em virtude da presença de pectina, o cupuaçu auxilia na redução da glicemia e do mau colesterol, ajudando também no emagrecimento em razão de tais fatores (e porque reduz a saciedade). Graças a substâncias antioxidantes que possui, o extrato de sua semente pode ser capaz de inibir ou diminuir a progressão de cáries.
 
Curiosidade:

O ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou, em 19 de maio de 2008, a Lei n.º 11.675, reconhecendo o cupuaçu como um fruto legitimamente brasileiro. Tal medida foi de grande valia, uma vez que o cupuaçu havia sido patenteado por uma empresa japonesa, no ano 2000, bloqueando oportunidades de comercialização do cupuaçu no exterior, por empresas brasileiras. Felizmente, tal registro foi cassado, em 2005.
 

Veja mais!
Açaí:
conheça suas propriedades e as formas com que as partes do açaizeiro são aproveitadas.
 

Por Mariana Araguaia
Bióloga, especialista em Educação Ambiental
Equipe Brasil Escola

Frutas - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ARAGUAIA, Mariana. "Cupuaçu (Theobroma grandiflorum)"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/frutas/cupuacu.htm>. Acesso em 26 de julho de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA