Topo
pesquisar

Coco

Frutas

PUBLICIDADE

O coco é o fruto produzido pelo coqueiro que contém componentes que beneficiam o organismo humano. É um fruto carnoso, de casca fibrosa, endocarpo duro, de semente esbranquiçada e suculenta utilizada na alimentação juntamente com a água que se encontra dentro da semente. A quantidade de água varia de acordo com a maturação de cada fruta, pois na medida em que o fruto amadurece a água vai diminuindo.

Possui aproximadamente 46% de água; 5,41% de substância albuminóide, ou seja, substância combinada de carbono, oxigênio, hidrogênio, azoto e enxofre; 8,06% de substância azotada, ou seja, substância gasosa quimicamente inativa; 35,9% de óleos; 2,9% de celulose e 0,97% de cinzas. O endocarpo ou a parte lenhosa que protege a semente abriga os chamados poros de germinação. São três círculos visivelmente percebidos por onde a raiz se manifesta germinando o embrião.

Apesar de existirem inúmeras espécies de coco, a mais conhecida é o coco-da-baía. Esse é rico em proteínas, gorduras, calorias, vitaminas A, B1, B2, B5 e C, potássio, sódio, fósforo, cloro e fibras. Como benefício ao organismo atua como adstringente para as hemorróidas, como diurético e ainda é indicado em situações de diarréia, vômitos, câimbras, dor de cabeça, problema cardíaco, pressão alta e desidratação. Também hidrata a pele, diminui o colesterol, combate a verminose, controla a pressão arterial, repõe energia, depura o sangue, diminui febre e auxilia no tratamento de úlcera estomacal. Tais propriedades são encontradas no coco ainda verde, porém quando o coco já está maduro deve-se evitar a ingestão por pessoas com pressão alta e alto colesterol.

Por Gabriela Cabral
Equipe Brasil Escola

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA