Topo
pesquisar

A Fonoaudiologia e os Planos de Saúde

Fonoaudiologia

A relação dos fonoaudiólogos com os planos de saúde
A relação dos fonoaudiólogos com os planos de saúde
PUBLICIDADE

A Fonoaudiologia é uma profissão que atualmente está apresentando um avanço científico e humano no país. Compete ao fonoaudiólogo tratar e reintegrar o indivíduo ao meio, especificamente quando apresentam alterações na voz, audição, linguagem e motricidade oral.

Realmente por se tratar de uma área profissional que trabalha com pessoas de diferentes faixas etárias, atuando em diversas partes do corpo humano em busca da melhoria da qualidade de vida das pessoas, em especial daqueles que necessitam de reabilitação, é extremamente necessário que os planos de saúde incluam esse profissional.

Apesar da Lei 9.656/98, responsável pela regulamentação dos Planos de Saúde no Brasil, que está em vigor desde 04 de janeiro de 1999, excluindo a Fonoaudiologia da cobertura de convênios e seguros de saúde, após a luta dos fonoaudiólogos eis que surge a grande conquista.

A partir de 02 de abril de 2008, entra em vigência a obrigatoriedade da cobertura de atendimento fonoaudiológico a todos os beneficiários de planos de saúde.

Tal decisão é proveniente da Resolução Normativa nº 167, publicada em 10 de janeiro deste ano, no Diário Oficial da União, que revê o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde e amplia as coberturas para os beneficiários de planos de saúde.

Vale ressaltar que essa nova resolução tem validade para os planos que têm data de contrato a partir de janeiro de 1999, bem como a garantia do tratamento multiprofissional de acordo com as alterações efetuadas pela ANS (Agência Nacional de Saúde).

Curiosidades:

Além da Fonoaudiologia, também foi aprovado a cobertura dos planos de saúde voltados para o atendimento em Terapia Ocupacional, Nutrição e Psicoterapia, sendo que o limite de sessões não pode exceder a 6 sessões/consultas anuais, salvo no atendimento voltado para psicoterapia, com limite de 12 sessões.

Por Elen Cristine M. Campos Caiado
Graduada em Fonoaudiologia e Pedagogia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

CAIADO, Elen Cristine Maia Campos. "A Fonoaudiologia e os Planos de Saúde "; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/fonoaudiologia/a-fonoaudiologia-os-planos-saude.htm>. Acesso em 17 de novembro de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA