Topo
pesquisar

A fonoaudiologia e o canto

Fonoaudiologia

PUBLICIDADE

A voz é definida como um conjunto de sons que é fabricado na laringe através das cordas vocais, chamada também de linguagem, é uma forma do ser humano se comunicar. Em especial os profissionais da música, como cantor, regente de coral, preparadores vocais entre outros, devem se preocupar em manter a saúde vocal, tendo consciência dos hábitos que são permitidos, os aconselháveis e principalmente os proibidos.

Existem diferenças entre a voz falada e a voz cantada, em relação à forma como proceder no que diz respeito à realização de técnicas como, por exemplo, aquecimento e desaquecimento vocal, na prevenção de patologias adquiridas pelo uso incorreto da voz.
Ressalta-se que tanto na fala como no canto, os órgãos fonoarticulatórios utilizados são os mesmos, porém quando se refere ao canto os ajustes ocorrem conforme as exigências da música.

Segundo estudiosos, no que diz respeito à questão fisiológica, ao praticar o canto ocorre a ativação e a coordenação do sistema respiratório, fonatório, articulatório, ressonantal e auditivo (WATTS et al., 2003).
No momento em que um indivíduo realiza o canto, a respiração começa a ser programada de acordo com as frases musicais e pausas. Recomenda-se que durante o canto seja utilizada a respiração costodiafragmático-abdominal, propiciando uma respiração profunda e ampla.

Segundo PINHO, 1998; e THORPE et al., 2002, um bom suporte respiratório é essencial para a adequada projeção vocal.
Portanto, recomenda-se aos profissionais da voz procurar um médico Otorrinolaringologista, bem como um orientador de técnicas e cuidados vocais, o Fonoaudiólogo.

Curiosidades: No dia 16 de abril é comemorada a semana da voz. Nessa data são realizadas campanhas de prevenção e saúde vocal em vários lugares do país, conscientizando a população da importância de cuidar da voz.

Por Elen Cristine M, Campos Caiado
Graduada em Fonoaudiologia e Pedagogia
Equipe Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

CAIADO, Elen Cristine Maia Campos. "A fonoaudiologia e o canto "; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/fonoaudiologia/a-fonoaudiologia-canto.htm>. Acesso em 22 de junho de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA