Topo
pesquisar

Vaporização e Condensação

Física

A vaporização corresponde à mudança de estado físico do líquido para o gasoso e a condensação é o processo inverso, ou seja, do gasoso para o líquido.
PUBLICIDADE

Sabemos que os estados ou fases básicas da matéria são três: sólido, líquido e gasoso. E que dependo da situação, ao se retirar ou ceder calor à determinada substância, ela sofrerá uma mudança de estado. De nossa vivencia diária podemos retirar diversos exemplos em que ocorrem mudanças de estado. Por exemplo, como explicar porque uma roupa molhada colocada no varal se seca? Para onde vai a água da roupa molhada colocada no varal? E o que acontece quando colocamos um copo com água gelada sobre uma mesa e depois de algum tempo aparecem gotículas de água na superfície do copo? Será que o copo está furado?

Para responder a esses questionamentos devemos conhecer dois dos processos envolvidos nas mudanças de fase da matéria, são eles: vaporização e condensação.

VAPORIZAÇÃO: é o processo onde partículas de uma substância em fase líquida recebem calor/energia suficiente para a transição do estado líquido para o estado gasoso. Dependendo de como ocorre esse processo, a vaporização pode ser caracterizada de três formas distintas: evaporação, ebulição ou calefação. Na Evaporação a transição de estado se dá em qualquer temperatura; ebulição é a vaporização típica, ou seja, quando atinge seu ponto de ebulição; calefação ocorre para uma temperatura acima do ponto de ebulição, e por isso é dita evaporação forçada.

CONDENSAÇÃO: também chamada de liquefação, é o processo inverso ao que se tem na vaporização, logo, corresponde à transição do estado gasoso para o estado líquido. Isso ocorre quando é retirada uma quantidade de calor suficiente para a substância que estava em forma de vapor se condensar.

Agora, sabendo as características das mudanças de fase da matéria, podemos responder aos questionamentos iniciais.

Quando uma roupa molhada é colocada no varal, ao receber o calor em forma de radiação solar, as moléculas de água que estavam na superfície da roupa ficam mais energizadas e mudam de estado, passando do líquido para o vapor. Como vimos acima, essa mudança de fase do líquido para o gasoso é denominada vaporização. Já com o exemplo do copo com água, ao colocar um copo com água gelada sobre uma mesa, as gotículas de água que estão no ar em forma de vapor perdem calor ao chocarem com a superfície do copo, que está com uma temperatura mais baixa, e passam para o estado líquido. Essa transição de fase do gasoso para o líquido recebe o nome de condensação.


Por Nathan Augusto
Graduado em Física

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FERREIRA, Nathan Augusto. "Vaporização e Condensação"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/fisica/vaporizacao-condensacao.htm>. Acesso em 25 de julho de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA