Topo
pesquisar

Umidade relativa do ar (UR)

Física

Sensor utilizado para medir temperatura e umidade do ar
Sensor utilizado para medir temperatura e umidade do ar
PUBLICIDADE

Sabemos que o ar é composto pela mistura de vários gases e também de vapor-d’água. Se porventura o ar tem grande concentração de vapor-d’água, dizemos que o ar está muito úmido; caso a concentração de vapor-d’água seja pouca, dizemos então que o ar está seco. Diariamente vemos nos telejornais informação sobre a umidade relativa do ar.

Nos dias quentes, quando o ar está muito úmido, sentimos desconforto, pois a umidade do ar atrapalha a evaporação do suor.

Já nos dias em que o ar está seco, mesmo sendo um dia quente, podemos nos sentir confortáveis pelo fato de o suor ser evaporado mais facilmente. Mas também podemos nos sentir desconfortáveis caso o ar esteja extremamente seco, uma vez que ele provoca o ressecamento de pele e também das mucosas.

A umidade do ar é medida por uma grandeza chamada umidade relativa (UR).

Dessa forma, temos:

Vapor-d’água saturado

A evaporação é a passagem da fase líquida para a fase vapor, em uma temperatura menor que a temperatura de ebulição.
Nesse processo, as moléculas ficam suspensas na superfície do líquido. Dessa forma, essas moléculas, chamadas de pressão de vapor, exercem pressão sobre o líquido. Se considerarmos um recipiente fechado, onde a água evapora por um processo natural, chegará um momento que a superfície da água estará cheia de moléculas suspensas ao ponto de a pressão de vapor ser máxima. Dizemos, então, que o vapor-d’água está saturado.

Para os seres humanos sentirem-se confortáveis, a umidade relativa deve estar entre 40% e 50%, embora nem sempre isso aconteça. Em algumas cidades, é comum no verão a umidade baixar a 10%.

Por Domiciano Marques
Graduado em Física
Equipe Brasil Escola

Termologia - Física - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Domiciano Correa Marques da. "Umidade relativa do ar (UR)"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/fisica/umidade-relativa-ar-ur.htm>. Acesso em 18 de outubro de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA