Topo
pesquisar

Isaac Newton

Física

Isaac Newton foi um dos cientistas mais importantes da História da Ciência. Suas contribuições abrangeram as áreas da Física, Matemática, Astronomia, Teologia etc.
PUBLICIDADE

Isaac Newton foi um personagem muito importante da História da Ciência, principalmente nas áreas da Física e de Matemática. Nascido em 1643, mesmo ano da morte do físico Galileu Galilei, em uma pequena cidade localizada na Inglaterra, Newton foi um gênio da sua época. Além de Física e Matemática, ele estudou Filosofia, Astronomia, Alquimia, Teologia, Astrologia, entre outras ciências. Ele, juntamente a vários outros cientistas e pensadores da época, acreditava que o estudo dessas ciências possibilitaria a compreensão e estudo dos fenômenos naturais.

Estátua de Newton na Universidade de Cambridge, Inglaterra*
Estátua de Newton na Universidade de Cambridge, Inglaterra*

Newton ficou muito conhecido por todos os trabalhos, pesquisas e investigações experimentais que realizou. As investigações experimentais eram cheias de rigor matemático e tornaram-se um verdadeiro modelo de investigação para as ciências dos séculos posteriores. Entre os muitos trabalhos que Isaac Newton elaborou, podemos citar:

  • O desenvolvimento da série de potência de um binômio, que hoje é conhecido pelo nome de binômio de Newton;

  • A criação e desenvolvimento do cálculo diferencial e cálculo integral, o que é uma ferramenta muito importante para o estudo dos fenômenos físicos. Além de ser ele o criador dessa ferramenta, foi também ele quem a utilizou pela primeira vez;

  • O estudo sobre os fenômenos óticos que possibilitaram a elaboração da teoria sobre a cor dos corpos;

  • O estudo das leis dos movimentos, lançando as bases da Mecânica;

  • O desenvolvimento das primeiras ideias sobre a Gravitação Universal.

Newton realizando experimentos de Óptica
Newton realizando experimentos de Óptica

*Crédito da imagem: Tony Baggett / Shutterstock.com


Por Marco Aurélio da Silva

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Marco Aurélio da Silva. "Isaac Newton"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/fisica/um-fisico-chamado-isaac-newton.htm>. Acesso em 08 de dezembro de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA