Topo
pesquisar

Transmissão do som - entendendo um pouco os fenômenos sonoros

Física

PUBLICIDADE

O som faz parte de nossas informações cotidianas, isso porque através dele podemos analisar o meio onde nos encontramos.

Com uma importância inevitável em nossas vidas, o som está presente também na arquitetura, através da acústica, onde são eliminados ruídos em excesso, como em locais públicos tais como igrejas, teatros e auditórios.

Já na medicina, a acústica é utilizada para verificar nossa audição, e desenvolver equipamentos capazes de melhorá-la.

Vamos então definir o som como uma onda longitudinal, que se propaga em um meio qualquer, cuja frequência varia entre 16 e 20 000 Hz.

Produção do som
A produção do som é constituída de toda matéria em movimento vibratório.

As ondas sonoras são ondas longitudinais, em que as vibrações coincidem com a direção de propagação, podendo ser essa direção unidimensional (que se propagam em uma direção), bidimensional (se propagam no plano) e tridimensional (se propagam em todas as direções).

Transmissão do som

A transmissão do som é possível porque a maioria deles nos alcança em razão da influência do ar, ou seja, o ar age como agente transmissor do som.

Os sons não se propagam no vácuo pelo fato de exigirem um meio material afim de que sua propagação aconteça.
A transmissão do som é melhor nos sólidos que nos líquidos, e nos líquidos é melhor que nos gases.

Além da transmissão, o som também possui suas qualidades, isso porque é constituído de um movimento vibratório específico e possui características, tais como: tom (altura), volume (intensidade) e timbre.

Por Talita A. Anjos
Graduada em Física
Equipe Brasil Escola

Ondas - Física - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ANJOS, Talita Alves Dos. "Transmissão do som - entendendo um pouco os fenômenos sonoros"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/fisica/transmissao-somentendendo-um-pouco-os-fenomenos-sonoros.htm>. Acesso em 28 de julho de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA