Topo
pesquisar

Terceira lei de Newton

Física

A terceira lei de Newton diz que, para toda ação, existe uma reação de mesmo valor, mesma direção e sentido oposto.
PUBLICIDADE

A Terceira lei de Newton descreve o resultado da interação entre duas forças. Ela pode ser enunciada da seguinte maneira:

Para toda ação (força) sobre um objeto, em resposta à interação com outro objeto, existirá uma reação (força) de mesmo valor e direção, mas com sentido oposto.

A partir desse enunciado, podemos entender que as forças sempre atuam em pares. Nunca existirá ação sem reação, de modo que a resultante entre essas forças não pode ser nula, pois elas atuam em corpos diferentes.

Imagine a situação em que alguém leva uma bolada no rosto. A ação seria a força feita pela bola sobre o rosto da pessoa, e a reação seria a força feita pelo rosto sobre a bola. Mesmo que a aplicação da força de reação seja involuntária, ela sempre acontece. As duas forças possuem exatamente o mesmo valor, mas são aplicadas em sentidos opostos. Na imagem abaixo, FBR é a força da bola sobre o rosto, e FRB é a força do rosto sobre a bola.

  • O caso do lançamento de foguetes

Outro exemplo de aplicação da terceira lei de Newton é o caso do lançamento de foguetes. No momento em que ocorre a queima dos combustíveis na base do foguete, uma enorme quantidade de energia é liberada. Assim sendo, uma enorme força é feita contra o chão e, em reação a essa força aplicada ao chão, o foguete é impulsionado para cima.

  • O Peso e a Normal

Ao colocar um corpo sobre uma superfície, a força peso força a superfície de modo que ela responde com uma força vertical e para cima a fim de suportar o peso do objeto. O nome dessa força é Normal.

A força normal não é considerada uma reação da força peso. A terceira lei de Newton diz que ação e reação atuam em corpos diferentes, e Peso e Normal atuam no mesmo corpo, contrariando a lei da ação e reação. Clique aqui e veja outros exemplos de forças de ação e reação.


Por Joab Silas
Graduado em Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

JúNIOR, Joab Silas da Silva. "Terceira lei de Newton"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/fisica/terceira-lei-newton.htm>. Acesso em 06 de dezembro de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA