Topo
pesquisar

Tensão elétrica

Física

Tensão elétrica é a diferença de energia estabelecida entre dois pontos que motiva a movimentação de cargas elétricas, gerando corrente elétrica.
A tensão elétrica é a diferença de energia entre dois pontos e gera corrente elétrica
A tensão elétrica é a diferença de energia entre dois pontos e gera corrente elétrica
PUBLICIDADE

Um gerador fornece uma energia aos elétrons que pode ser usada de diversos modos, como para acender uma lâmpada incandescente, esquentar água por meio dos chuveiros elétricos, aquecer o ferro elétrico etc. Os geradores mais conhecidos e mais comuns são as usinas hidrelétricas, pilhas e baterias.

Vários eletrodomésticos vêm com a informação da corrente elétrica e da tensão elétrica a que ele pode ser ligado. O valor da tensão pode mudar de estado para estado. Mas você sabe o que é tensão elétrica?

A tensão elétrica (U) que ocorre entre os polos de um gerador é definida como:

U = energia com que sai da carga
carga

Os elétrons que estão no interior do gerador recebem certa quantidade de energia. Boa parte da energia que recebem é perdida dentro do próprio gerador, assim, ao saírem dele, o elétron possui energia um pouco menor do que a que recebeu. Partindo desse princípio, definimos a tensão elétrica.

Embora seja muito parecida com a definição de força eletromotriz, há uma diferença básica, pois a f.e.m. indica qual é a energia total que cada unidade de carga recebeu, e a tensão informa com qual energia saiu a carga. Em se tratando dos geradores reais, a tensão é menor do que a f.e.m, ou seja, U < E. Usualmente dizemos que o gerador é ideal e não ocorre perda interna de energia, portanto:

U = E (gerador ideal)

Podemos encontrar alguns livros que denominam a tensão elétrica como sendo a diferença de potencial, e a unidade de medida no Sistema Internacional de Unidades é o volt (mesma unidade da força eletromotriz). Sua abreviação é dada da seguinte maneira: ddp.

Geralmente encontramos as informações sobre a tensão nas tomadas residenciais com um valor médio de 110 volts, mas encontramos também tomadas que indicam a tensão de 220 volts. A maioria dos chuveiros elétricos usa tensão de 220 V.

 

Por Domiciano Marques
Graduado em Física

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Domiciano Correa Marques da. "Tensão elétrica"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/fisica/tensao-eletrica.htm>. Acesso em 14 de dezembro de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA