Topo
pesquisar

Segunda lei de Ohm

Física

A segunda lei de Ohm descreve as grandezas que influenciam na resistência elétrica de um condutor homogêneo.
PUBLICIDADE

Foi através de experimentos que Ohm verificou que a resistência elétrica de um determinado condutor dependia basicamente de quatro variáveis: comprimento, material, área de secção transversal e temperatura.

Através de suas realizações experimentais, mantendo constante a temperatura do condutor, Ohm pôde chegar às seguintes afirmações e conclusões:

- comprimento: em condutores feitos de um mesmo material e com idêntica forma e espessura, a resistência elétrica é diretamente proporcional ao comprimento.
- secção transversal: em condutores feitos de um mesmo material e com idêntico comprimento e forma, a resistência elétrica é inversamente proporcional à área da secção transversal.
- material: dois condutores idênticos em forma, comprimento e espessura, submetidos a uma idêntica ddp, apresentam resistências elétricas diferentes.

Levando em consideração todos esses aspectos, escrevemos o resultado conhecido como Segunda lei de Ohm:

Onde:

R é a resistência elétrica do condutor
L é o comprimento desse condutor
A é a área da secção transversal do condutor
ρ é uma constante de proporcionalidade característica do material, conhecida como resistividade elétrica.

No sistema internacional de unidades (SI), a unidade da resistividade é ohm.metro (Ω.m). É possível obter essa igualdade da seguinte forma:

Sendo assim, podemos concluir que quanto melhor condutor for o material, menor será sua resistividade. De uma maneira geral, a resistividade de um material aumenta com o aumento da temperatura.


Por Domiciano Marques
Graduado em Física

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Domiciano Correa Marques Da. "Segunda lei de Ohm"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/fisica/segunda-lei-ohm.htm>. Acesso em 27 de setembro de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA