Topo
pesquisar

Proteção Contra Radiação Ionizante

Física

PUBLICIDADE

As radiações ionizantes possuem o poder de ionizar, ou seja, de remover elétrons da eletrosfera, tornando-os moléculas quimicamente ativas. Caso uma molécula de DNA seja irradiada pela radiação gama (radiação gama ioniza), há a possibilidade da desestruturação dessa molécula, tornando a célula que a possui alterada geneticamente; por consequência, as futuras células que serão geradas a partir dessa também serão mutantes.

Células que foram alteradas geneticamente podem provocar efeitos biológicos somáticos (câncer, anemia...) e hereditários (síndrome de down, albinismo).

A exposição de pessoas às faixas de radiação ionizante (ultravioleta – raios x – raios gama – partículas alfa – partículas beta e nêutrons) deve ocorrer mediante justificativas plausíveis, as partes (das pessoas) que não precisam receber irradiação devem ser protegidas.

Os meios de proteção são determinados através de três pilares: distância, tempo de exposição e blindagem.

• À medida que o indivíduo se afasta de fontes emissoras de radiação, a intensidade da energia transportada pela mesma decai com o quadrado da distância.

• A dose de radiação recebida é diretamente proporcional ao tempo de exposição à fonte emissora.

• A imposição de barreiras entre indivíduo e fonte emissora de radiação faz com que o feixe emitido chegue atenuado (menos intenso) até ele.

Alguns aparatos de proteção radiológica serão mostrados nas figuras a seguir:


Barreira de proteção imposta entre fonte e indivíduo


A distância entre indivíduo e fonte reduz a intensidade do feixe que chega até ele


Quanto maior o tempo de exposição à fonte de radiação, maior a dose

O uso das radiações ionizantes tem várias finalidades. Os efeitos causados por ela podem ser controlados e evitados por meio da proteção radiológica.

Por Frederico Borges de Almeida
Graduado em Física
Equipe Brasil Escola

Eletromagnetismo - Física - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ALMEIDA, Frederico Borges De. "Proteção Contra Radiação Ionizante "; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/fisica/protecao-contra-radiacao-ionizante.htm>. Acesso em 05 de maio de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA