Topo
pesquisar

Pressão

Física

PUBLICIDADE

Pressão é um dos conceitos mais importantes para desenvolver o estudo da hidrostática. Para entender o que é pressão, tomemos como exemplo uma caixa de peso igual a 20N sobre uma mesa de área de 5m2. Essa caixa, como sabemos, exerce uma determinada força sobre a mesa, e às vezes há necessidade de saber qual a força que cada área está suportando. Para isso fazemos a razão entre a força que o bloco exerce sobre a mesa e a área da mesa que está suportando o mesmo.

20N/ 5m2 = 4N/m2

Isso quer dizer que cada m2 da mesa está sendo comprimido com uma força de 4N. Pressão é isso, a razão da força pela área, e pode ser enunciada da seguinte forma:

Se uma força F comprime uma superfície, estando distribuída sobre uma área A, a pressão p, exercida pela força sobre essa superfície, é, por definição:

Pressão é uma grandeza escalar e a sua unidade no Sistema Internacional de Unidades (SI) é o Pa, em homenagem a Blaise Pascal. A unidade de força é o newton (N) e a unidade de área é o m2, ambas no SI. A razão entre força e área resulta em N/m2.

1 N/m2 = 1 pascal = 1Pa

Por Marco Aurélio da Silva
Equipe Brasil Escola

Mecânica - Física - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Marco Aurélio Da Silva. "Pressão"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/fisica/pressao.htm>. Acesso em 28 de agosto de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA