Topo
pesquisar

Potência dissipada num resistor

Física

Quando ligado aos terminais de uma bateria, o resistor transforma parte da energia que chega até ele em energia térmica.
PUBLICIDADE

Como mostra a figura acima, um resistor de resistência R é percorrido por uma corrente elétrica i quando ligado aos terminais de uma fonte (bateria) de tensão U. Ao percorrer o circuito e chegar até o resistor R, a energia recebida pelas cargas elétricas é transformada em energia térmica no resistor. Isso acontece diariamente quando ligamos o chuveiro elétrico, que possui uma resistência interna.

A corrente elétrica, ao passar pelo resistor, faz com que ele se aqueça, liberando calor. Assim, podemos dizer que quando a energia é transformada em calor, dizemos que ela foi dissipada. Desta forma, também podemos dizer potência dissipada, que nada mais é do que a energia que se transformou em calor por unidade de tempo, assim temos que:

Damos o nome de efeito joule ao aquecimento de um resistor quando ele é percorrido por uma corrente elétrica. Esse nome foi dado em homenagem ao cientista que realizou os estudos quantitativos do calor produzido em um resistor. Ao estudarmos potência produzida por um gerador, vimos que ela pode ser determinada através da seguinte equação:

P = U . i

Essa potência pode ser recebida por um dispositivo qualquer: um resistor, um motor elétrico, etc. Quando ela é recebida por um resistor, podemos expressá-la em função da resistência R do resistor. Lembrando que:

U = R . i ou i = U/R

Percebemos que isso pode ser feito de dois modos:

P=U .i    ⇒   P=(R .i).i    ⇒   P=R .i2

ou

Por Domiciano Marques
Graduado em Física
Equipe Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Domiciano Correa Marques Da. "Potência dissipada num resistor"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/fisica/potencia-dissipada-num-resistor.htm>. Acesso em 25 de maio de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA