Topo
pesquisar

Potência dissipada por um resistor

Física

Quando ligado aos terminais de uma bateria, o resistor transforma parte da energia que chega até ele em energia térmica.
PUBLICIDADE

A figura a seguir mostra um resistor de resistência R percorrido por uma corrente elétrica i quando ligado aos terminais de uma fonte (bateria) de tensão U. Ao percorrer o circuito e chegar até o resistor R, a energia recebida pelas cargas elétricas é transformada em energia térmica no resistor. Isso acontece diariamente quando ligamos o chuveiro elétrico, que possui uma resistência interna.

A corrente elétrica, ao passar pelo resistor, faz com que ele se aqueça, liberando calor. Assim, podemos dizer que, quando a energia é transformada em calor, ela é dissipada. Dessa forma, também podemos falar em potência dissipada, que nada mais é do que a energia que se transformou em calor por unidade de tempo. Assim, temos que:

Damos o nome de efeito joule ao aquecimento de um resistor quando ele é percorrido por uma corrente elétrica. Esse nome foi dado em homenagem ao cientista que realizou os estudos quantitativos do calor produzido em um resistor. Ao estudarmos a potência produzida por um gerador, vimos que ela pode ser determinada pela seguinte equação:

P = U . i

Essa potência pode ser recebida por um dispositivo qualquer: um resistor, um motor elétrico etc. Quando ela é recebida por um resistor, podemos expressá-la em função da resistência R do resistor. Vale ressaltar que:

U = R . i ou i = U/R

Percebemos que isso pode ser feito de dois modos:

P = U .i    ⇒   P = (R .i).i    ⇒   P = R .i2

ou

Por Domiciano Marques
Graduado em Física

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Domiciano Correa Marques da. "Potência dissipada por um resistor"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/fisica/potencia-dissipada-num-resistor.htm>. Acesso em 26 de junho de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA