Topo
pesquisar

Ordem de grandeza

Física

Ordem de grandeza de uma medida é uma estimativa de potência de base 10 mais próxima de uma determinada medida.
PUBLICIDADE

Geralmente quando estudamos alguns exercícios envolvendo cálculos sobre questões de Física, Química ou Matemática, optamos pelo valor aproximado de uma grandeza. Essa opção ocorre por diversos motivos, pois, em alguns casos, faltam-nos dados para a realização correta dos cálculos e, em outros, não há um valor exato.

Imagine que você e mais três amigos resolveram acampar em uma mata por um período de sete dias. Sem ter a certeza de que encontrariam água limpa para beber, vocês resolveram levar água em quantidade suficiente para toda a viagem. Então, qual é a quantidade de água que vocês devem levar?

Em geral, para fazermos cálculos aproximados, precisamos de certa dose de intuição e algum conhecimento referente à situação estudada. No nosso exemplo, podemos partir do fato de que devemos beber cerca de dois litros de água por dia. Como são quatro escoteiros, são necessários pelo menos oito litros de água por dia. Em uma semana, o número de litros de água que cada pessoa necessitará é 56.

Para dar certa margem de segurança, podemos arredondar esse número para 60. Assim, o ideal é que as pessoas levem pelo menos 60 litros de água. Esse é um exemplo básico do caso em que não existe um valor exato, pois o que se pode fazer é um cálculo aproximado.

Quando nossos cálculos são aproximados, costumamos dar o resultado final, ou seja, a resposta expressa em potência de 10 mais próxima do resultado encontrado. A resposta dada dessa maneira costuma ser chamada de ordem de grandeza. Assim, no exemplo citado anteriormente, em que a quantidade de água foi estimada em 60 litros, podemos observar que as potências de 10 mais próximas de 60 são 101 e 102:

101 < 60 < 102

Mas 60 está mais próximo de 10² que de 10¹, assim, a ordem de grandeza de 60 é 10².

Consideremos, por exemplo, o número 850. As potências de 10 mais próximas do número 850 são 10² e 10³:

102 < 850 < 103

Porém, o número 850 está mais próximo de 103 do que 102. Assim, a ordem de grandeza de 850 é 103.

Para obtermos a ordem de grandeza de um número N qualquer, em primeiro lugar, devemos fazer a sua representação na notação científica:

N = x .10y

1 ≤ x <10 e y é um número inteiro

Em seguida, verificamos se x é maior ou menor que 5,5. Portanto:

Se x > 5,5 fazemos x 10

Se x < 5,5 fazemos x 1

Vejamos outro exemplo:

Qual é a ordem de grandeza de N, tal que N = 2,8. 107?

Podemos observar que 2,8 é menor que 5,5. Assim, fazemos a aproximação: 2,8 ≈ 1.

Portanto, N = 2,8. 107≈ 1. 107, e a ordem de grandeza de N é 107.



Por Domiciano Marques
Graduado em Física

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Domiciano Correa Marques Da. "Ordem de grandeza"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/fisica/ordem-grandeza.htm>. Acesso em 31 de agosto de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA