Topo
pesquisar

O Vetor Campo Magnético

Física

Força magnética e velocidade na região de um campo magnético uniforme
Força magnética e velocidade na região de um campo magnético uniforme
PUBLICIDADE

Em algum momento de nossa vida ouvimos falar que se colocarmos um imã próximo a uma bússola, essa irá se desorientar. Isso acontece em razão da interação magnética entre a bússola e o ímã.

O ímã estabelece no espaço ao seu redor um campo magnético, que didaticamente representamos por linhas de indução como no campo elétrico. Assim como o campo elétrico, o campo magnético é um vetor, ou seja, um ente matemático que possui módulo, direção e sentido.

Por definição, o vetor campo magnético em cada ponto tem direção tangente à linha de campo e o mesmo sentido dela. Portanto, o campo magnético tem sua orientação representada por uma seta colocada nesse ponto.

Campo Magnético Uniforme.

É a região onde o vetor campo elétrico é sempre o mesmo. Nessa região, as linhas que representam o campo magnético são paralelas igualmente espaçadas e orientadas.

Força magnética.

Da eletrostática, sabemos que uma carga de teste colocada em uma região de um campo elétrico fica submetida à ação de uma força elétrica , em que é o vetor campo elétrico em um ponto P.

Uma carga colocada em um campo magnético fica submetida a uma força magnética. Sendo o vetor indução magnética num ponto P por onde passa a carga q com velocidade v. E seja Ө o ângulo formado entre v e , a força magnética é perpendicular ao campo  e à velocidade v.

A intensidade da força magnética é diretamente proporcional a q, a , a v e a sen Ө.


Em virtude de a força magnética ser perpendicular à velocidade, ela é uma resultante centrípeta. Isso significa que a força magnética altera a direção da velocidade da carga.
 

Por Kléber Cavalcante
Graduado em Física
Equipe Brasil Escola

Veja mais!
Fluxo Magnético e a Lei de Faraday
O Campo Magnético da Terra
A Lei de Lenz

Eletromagnetismo - Física - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

CAVALCANTE, Kleber G. "O Vetor Campo Magnético"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/fisica/o-vetor-campo-magnetico.htm>. Acesso em 23 de novembro de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA