Topo
pesquisar

NASA

Física

A NASA, a Agência Espacial estadunidense, foi fundada em 1958 e é responsável pelo desenvolvimento de tecnologias e explorações espaciais.
PUBLICIDADE

NASA é a sigla em inglês para National Aeronautics and Space Administration (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço). Essa agência espacial estadunidense tem a função de pesquisar e desenvolver novas tecnologias, bem como cuidar da exploração do universo, buscando sempre entender como o cosmo foi criado.

A NASA foi fundada durante a Guerra Fria, em 1958, no mandato de Dwinght D. Eisenhower, o 34° presidente dos Estados Unidos, no contexto da corrida espacial travada entre norte-americanos e soviéticos para “dominar” o espaço. A agência estadunidense substituiu a NACA (National Advisory Committee for Aeronautics – Comitê Consultivo Nacional para Aeronáutica), que desenvolvia pesquisas e investigações aeronáuticas desde 1915.

Atualmente as missões da NASA que mais chamam a atenção de especialistas e pessoas de todo o mundo são a Missão Juno, que tem por objetivo conhecer mais sobre o planeta Júpiter; a Missão Curiosity Mars Rover, que explora o planeta vermelho (Marte) por meio de sondas; e o telescópio espacial Hubble, que representa uma grande evolução no conhecimento do universo.

Missões da NASA

Desde seu surgimento, a NASA desenvolveu inúmeras missões. Os objetivos delas vão desde conhecer os impactos do espaço sobre o corpo humano até a descoberta de planetas semelhantes à Terra (Missão Kepler 2014). Veja algumas das missões e programas feitos pela NASA.

Programa Mercury

Iniciado em 1958, foi o programa inaugural da NASA. O objetivo era lançar um astronauta para o espaço e analisar o comportamento do corpo humano. Em maio de 1961, o astronauta Alan Shepard foi ao espaço a bordo da nave Freedom 7. Em 1962, John Glenn tornou-se o primeiro estadunidense a orbitar o planeta por meio da cápsula espacial Friendship 7. A URSS lançou a primeira pessoa ao espaço em março de 1961. O cosmonauta Yuri A. Gagarin foi ao espaço a bordo da nave Vostok I.

Cápsula da nave Friendship 7 *
Cápsula da nave Friendship 7 *

Projeto Apollo

A missão Apollo tinha como objetivo levar o homem à Lua. Ao contabilizar todas as missões Apollo que foram tripuladas, um total de doze astronautas foram à Lua entre 1969 e 1972. O primeiro homem a pisar em solo lunar foi Neil Armstrong, a bordo da Apollo 11, em 1969.

Lançamento da Apollo 11 em 1969
Lançamento da Apollo 11 em 1969

Ônibus espaciais

A partir da década de 80, entraram em cena os veículos espaciais reutilizáveis: os ônibus espaciais. O primeiro ônibus espacial foi lançado em abril de 1981. Infelizmente, ocorreram acidentes com as naves Challenger (1986) e Columbia (2003), o que ocasionou a morte de 14 astronautas.

Primeiro ônibus espacial. Foi lançado em 1981, na Califórnia – EUA
Primeiro ônibus espacial. Foi lançado em 1981, na Califórnia – EUA

Estação Espacial Internacional (EEI)

A Estação Espacial Internacional é um laboratório espacial para execução de diversas pesquisas. A instalação que orbita a Terra foi concluída em 2011 e é o maior satélite artificial já feito. A NASA fornece datas e horários da passagem da estação espacial que pode ser vista a olho nu. Clique aqui para saber quando a EEI passará sobre a sua cidade!

A Estação Espacial Internacional orbita a Terra
A Estação Espacial Internacional orbita a Terra

Missão Kepler

A missão Kepler, iniciada em 2014, tem por objetivo encontrar planetas em nosso Sistema Solar ou fora dele que possam abrigar vida. Em 2016, a NASA divulgou que já havia listado 1284 planetas que seriam os focos da missão. Destes, nove estão em regiões consideradas habitáveis.

Outras missões

Ao longo da história, a NASA já desenvolveu inúmeros programas, missões, lançamentos etc. Veja nomes de outros projetos dessa agência espacial:

  • Programa Pioneer

  • Programa Voyager

  • Programa Viking

  • Programa Hélios

  • Sonda Magellan

  • Sonda Galileu

  • Programa Discovery

  • Osiris-REx

*Crédito da imagem: Leonard Zhukovsky / Shutterstock.com


Por Joab Silas
Graduado em Física

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

JúNIOR, Joab Silas da Silva. "NASA"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/fisica/nasa.htm>. Acesso em 24 de julho de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA