Topo
pesquisar

Movimento Circular Uniformemente Variado (MCUV)

Física

PUBLICIDADE

Na mecânica clássica o movimento circular consiste em um movimento de uma partícula sobre uma circunferência com velocidade angular. Corpos, como os satélites artificiais, são bons exemplos de partículas que descrevem um movimento circular uniformemente variado. O movimento circular é classificado em: movimento circular uniforme e movimento circular uniformemente variado.

Satélites artificiais são corpos feitos pelo homem e colocados em órbita ao redor da Terra ou de qualquer outro planeta.


Movimento Circular Uniformemente Variado

Os movimentos circulares são muito frequentes no cotidiano. Eles se encontram nas bicicletas, nos veículos automotores, em fábricas, em equipamentos em geral, etc.

Ao falar de movimento circular é necessário a introdução de propriedades angulares como a aceleração angular, deslocamento angular e velocidade angular. No caso de movimentos circulares existe ainda a definição de período, que é uma propriedade utilizada no estudo de movimentos periódicos.

Movimento periódico é todo aquele que se repete identicamente em intervalos de tempos iguais.

O movimento circular uniformemente variado é aquele que possui velocidade variável e a aceleração angular constante é diferente de zero. Aqui a aceleração é designada pela letra grega gama (γ) e a velocidade angular pela letra ômega (ω). As equações que determinam os MUCV são muito semelhantes às do movimento retilíneo uniformemente variado (MRUV). Comparando as equações que definem os movimentos temos:

Movimento Circular Uniformemente Variado
Equações Lineares (MRUV)                             Equações angulares (MCUV)

 

 


Onde:

θ e θ0 são, respectivamente, a posição final e inicial da partícula.
ω ω0 são, respectivamente, a velocidade angular final e inicial da partícula.

Por Marco Aurélio da Silva
Equipe Brasil Escola

Mecânica - Física - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Marco Aurélio da Silva. "Movimento Circular Uniformemente Variado (MCUV)"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/fisica/movimento-circular-uniformemente-variado.htm>. Acesso em 10 de dezembro de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA