Topo
pesquisar

Intensidade de Energia Transmitida pelo Som

Física

PUBLICIDADE

No dia a dia é muito comum ver as pessoas falando que o som emitido por um aparelho de rádio ligado no volume máximo tem grande intensidade ou que o aparelho tem um “som forte”, ouve-se dizer também que o som emitido por um relógio é de baixa intensidade ou no linguajar popular o “som é fraco”.

Além da velocidade, do comprimento e da frequência, a onda sonora possui outra importante propriedade que é a intensidade. Essa propriedade está relacionada com a energia de vibração da fonte emissora. Quando uma onda sonora se propaga, ela transmite energia que propaga em todas as direções. A intensidade sonora será cada vez maior quanto maior for a energia que a onda sonora estiver transportando.

A intensidade de energia sonora pode ser medida através do quociente entre a potência, também conhecida como taxa média, e a área, matematicamente:

I = P/A (1)

Onde P pode ser calculado como sendo a razão entre a energia transmitida e o intervalo de tempo, veja:

P = ΔE/Δt (2)

Substituindo a equação (2) na equação (1), temos que a intensidade sonora pode ser calculada a partir da seguinte expressão matemática:

I = ΔE/ A.Δt

A unidade de intensidade no Sistema Internacional de Unidades (SI) é o watt por metro quadrado (W/m2).

Por Marco Aurélio da Silva
Equipe Brasil Escola

Ondas - Física - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Marco Aurélio da Silva. "Intensidade de Energia Transmitida pelo Som"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/fisica/intensidade-energia-transmitida-pelo-som.htm>. Acesso em 28 de junho de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA