Topo
pesquisar

Georg Simon Ohm

Física

Georg Simon Ohm foi um físico e matemático, estudante da Universidade de Erlangen. Ohm realizou experiências e definiu o conceito de resistência elétrica.
Georg Simon Ohm
Georg Simon Ohm
PUBLICIDADE

No dia 16 de março de 1787, nasceu em Erlangen, na Bavária (Alemanha), Georg Simon Ohm, físico e matemático que muito contribuiu com a física, principalmente para a eletrodinâmica, onde estabeleceu a lei batizada com seu nome.

Estudante da Universidade de Erlangen, obteve seu doutorado em 1811 com a apresentação de sua dissertação sobre luz e cores

Ohm iniciou sua carreira como professor de matemática no Colégio dos Jesuítas, na cidade de Colônia, em 1825.
Sua intenção era de se tornar professor universitário, então continuou com seus trabalhos e pesquisas, dedicando-se à eletricidade.

Ohm realizou experiências com fios condutores de diferentes espessuras e comprimentos. Verificou que a resistência elétrica do condutor era inversamente proporcional à área da secção transversal do fio e diretamente proporcional ao seu comprimento. A partir de suas observações, definiu o conceito de resistência elétrica.

Em 1827, publicou o resultado daquele que se tornou o seu mais importante trabalho - O circuito galvânico examinado matematicamente. Esse trabalho definiu o que conhecemos hoje como a Lei de Ohm: “A intensidade da corrente elétrica que percorre um condutor é diretamente proporcional à diferença de potencial e inversamente proporcional à resistência elétrica do circuito.”

Apesar da importância de suas pesquisas, Ohm recebeu críticas negativas, e não conseguiu um cargo universitário até o ano de 1833, quando se tornou professor da escola Politécnica de Nürnberg, Bavária, passando ao cargo de diretor em 1839.

Somente em 1841 a importância de seu trabalho sobre a resistência de condutores foi reconhecida, e Ohm recebeu a medalha da Real Sociedade Britânica.

Em 1849, Ohm tornou-se professor da Universidade de Munique, cargo que ocupou por apenas cinco anos, os últimos de sua vida.

Ohm morreu em Munique no dia 16 de julho de 1854.

Por Kléber Cavalcante
Graduado em Física

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

CAVALCANTE, Kleber G. "Georg Simon Ohm"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/fisica/georg-simon-ohm.htm>. Acesso em 19 de setembro de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA