Topo
pesquisar

Função horária do espaço

Física

A função horária do espaço permite localizar um móvel, em qualquer instante, que se movimenta com velocidade constante, desde que seu espaço inicial e sua velocidade sejam conhecidos.
PUBLICIDADE

A principal característica do movimento uniforme (MU) é a velocidade escalar constante. Quando um móvel qualquer se movimenta com velocidade escalar constante, não existe variação da velocidade escalar e, como consequência, a aceleração escalar é nula. Essa afirmação pode parecer contraditória quando a comparamos com nossa experiência diária, pois, no cotidiano, acelera-se o motor para aumentar a velocidade do automóvel. Em uma subida, por exemplo, o motor será acelerado para que a velocidade do carro mantenha-se constante.

Em Física, podemos dizer que a palavra aceleração apresenta somente um significado: a variação da velocidade por unidade de tempo. Dessa forma, não havendo variação da velocidade, não há aceleração, portanto, quando um automóvel descreve um movimento uniforme, ele realiza deslocamentos iguais em intervalos de tempos iguais.

Como exemplo, vamos considerar um automóvel que se movimenta com velocidade constante de 80 km/h. Podemos dizer que, em 1h, ele percorrerá 80 km; em 2h, ele percorrerá 160 km; e assim sucessivamente, independentemente de a trajetória ser reta ou curva.

Movimento uniforme em trajetória retilínea

Com base no que foi exposto, podemos relacionar o deslocamento escalar (ΔS) com a velocidade escalar constante (v) por meio da seguinte expressão:

ΔS=v.Δt

Como o deslocamento escalar representa a variação do espaço do móvel, temos:

ΔS = Sf - Si ⇒ Sf - Si = v. Δt

Se representarmos o espaço inicial por S0 (t = 0) e o espaço final por S, em um instante t qualquer, obteremos:

S= S0+v.t

Essa expressão é denominada de função horária do movimento uniforme. Por meio dela, podemos localizar, em qualquer instante, um móvel que se movimenta com velocidade constante, desde que saibamos seu espaço inicial e a sua velocidade.


Por Domiciano Marques
Graduado em Física

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Domiciano Correa Marques da. "Função horária do espaço"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/fisica/funcao-horaria-espaco.htm>. Acesso em 03 de dezembro de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA