Topo
pesquisar

Energia elétrica

Física

A energia elétrica pode ser determinada a partir do produto da potência do equipamento pelo seu tempo de funcionamento.
PUBLICIDADE

Os avanços tecnológicos dos últimos séculos mostraram-se de extrema importância para a sociedade moderna. Equipamentos eletroeletrônicos, como computador, televisão, aparelhos de som, aquecedores e diversos outros, só existem graças à energia elétrica.

A descoberta das cargas elétricas por Tales de Mileto, na Grécia antiga, foi fundamental para a evolução tecnológica dos tempos modernos.

O que é energia elétrica?

A energia elétrica é a capacidade de uma corrente elétrica realizar trabalho. Essa forma de energia pode ser obtida por meio da energia química ou da energia mecânica, por intermédio de turbinas e geradores que transformam essas formas de energia em energia elétrica.

A aplicação de uma diferença de potencial entre dois pontos de um condutor, gerando uma corrente elétrica entre seus terminais, origina o que entendemos como energia elétrica. Hoje em dia a energia elétrica é a principal fonte de energia do mundo.

A principal função da energia elétrica é originar outros tipos de energia, como a energia mecânica e a energia térmica.

  • Cálculo da energia elétrica

Para calcularmos a energia elétrica, usamos a equação:

EEL = P. ∆t

EEL é a energia elétrica;
P é a potência;
∆t é a variação do tempo.

No Sistema Internacional de Unidades (SI), a energia é dada em joule (J), porém, a unidade de medida mais utilizada para é o quilowatt-hora (kWh).

No Brasil, em 2015, cerca de 60% da energia elétrica produzida veio das usinas hidrelétricas, e o restante, das usinas nucleares (Angra I e Angra II), termoelétricas e das fontes de energias renováveis (energia eólica e biomassa).

  • Como as companhias elétricas calculam a sua conta de energia?

As companhias elétricas utilizam o kWh para a medição do consumo de energia elétrica de um determinado estabelecimento. Para calcular a conta de energia elétrica, a companhia multiplica o custo unitário do kWh pela quantidade de energia consumida durante o mês. Assim, se o consumo no mês de maio foi de 120 kWh e o custo de 1 kWh é de R$ 0,48, a conta de energia referente a esse mês será de:

C = 120 x 0,48
C = R$ 57,60

 

Por Kleber Cavalcante
Graduado em Física

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

CAVALCANTE, Kleber G. "Energia elétrica"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/fisica/energia-eletrica.htm>. Acesso em 24 de agosto de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA