Topo
pesquisar

Eletroscopia

Física

Eletroscopia é o nome dado ao estudo de fenômenos relacionados com a Eletrostática, o que ocorre por meio de aparelhos como os eletroscópios e os eletrômetros.
A Eletroscopia estuda os fenômenos relacionados com a eletricidade estática
A Eletroscopia estuda os fenômenos relacionados com a eletricidade estática
PUBLICIDADE

Quando a TV de nossa casa fica ligada por um tempo, se aproximarmos o nosso braço da tela da televisão, poderemos sentir nossos pelos ficarem eriçados. Para explicar esse fenômeno, temos a eletricidade estática.

Os fenômenos relacionados com a eletrostática, que são produzidos pelas cargas que se encontram em repouso, são estudados pela Eletroscopia.

Nos estudos relacionados com a eletricidade, a eletrização tem um caráter importantíssimo, pois sabemos que, quando um corpo ganha elétrons (ou seja, quando o número de elétrons torna-se maior do que o número de prótons), dizemos que esse corpo está carregado negativamente. Mas caso o corpo venha a perder elétrons (ou seja, o número de prótons torna-se maior do que o número de elétrons), dizemos que o corpo está eletrizado positivamente. Os instrumentos responsáveis por realizar esse estudo das cargas estáticas são os eletroscópios.

Os objetos podem ficar carregados, ou melhor, eletrizados, por meio dos processos de eletrização por atrito, por contato e por indução.

  • Eletroscópios

O eletroscópio de folhas é o instrumento mais comum que pode ser utilizado para detectar e medir cargas elétricas. Ele é constituído por uma esfera condutora, fixada em uma das extremidades de uma barra de metal, também condutora, e duas finas folhas de metal fixadas na outra extremidade da barra. A esfera condutora e as folhas de metal são separadas por um material isolante, como mostra a figura a seguir:

O eletroscópio funciona da seguinte maneira: aproxima-se um material eletrizado da esfera condutora. Pelo processo de indução, as cargas de mesmo sinal do material eletrizado são repelidas para as duas folhas metálicas. Como as folhas ficam carregadas com cargas de mesmo sinal, elas tendem a se afastar, ou seja, cargas de mesmo sinal se repelem, como ilustra a figura a seguir:

Dessa forma, utilizando um eletroscópio de folhas, podemos determinar o módulo da carga induzida de forma qualitativa. Assim, podemos dizer que quanto mais as folhas de metal se afastam, mais carga elas receberam. Hoje, instrumentos mais sensíveis à carga estão sendo utilizados: os eletrômetros.


Por Domiciano Marques
Graduado em Física

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Domiciano Correa Marques da. "Eletroscopia"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/fisica/eletroscopia.htm>. Acesso em 16 de agosto de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA