Curiosidades de Física

A Física é uma ciência que nasceu da necessidade do homem de explicar os fenômenos do cotidiano. Essa ciência apresenta inúmeras curiosidades.

A Física apresenta inúmeras curiosidades relacionadas com as suas leis e equações

A Física é uma ciência que nasceu da necessidade do homem de explicar as causas dos fenômenos naturais que o cercam. A palavra Física tem origem no termo grego Physiké, que significa natureza, o que sugere o foco dessa ciência: a investigação das leis da natureza que regem o universo.

Ao longo das eras, vários fenômenos e leis físicas foram sendo descobertos e entendidos pelo homem, o que proporcionou o surgimento de inúmeras tecnologias e a compreensão e previsão correta de diversos acontecimentos. À medida que compreendemos as leis naturais, surpreendemo-nos com a forma como os eventos ocorrem e com as infinitas possibilidades de aplicações cotidianas desses eventos. A Física está presente no dia a dia em lugares inimagináveis.

O modo como a natureza comporta-se gera, em muitos casos, estranheza e perplexidade, pois muitos acontecimentos mexem com nosso senso de normalidade e vão na contramão daquilo que achamos ser possível.

Curiosidades de Física

1. Física da Páscoa

A Páscoa, para os cristãos, é o evento que celebra a morte e ressurreição de Jesus Cristo. A data em que a Páscoa é comemorada não é fixa no calendário. Todo ano a festa ocorre em dias diferentes.

Acredita-se que a ressurreição de Cristo ocorreu em um dia próximo de uma lua cheia e de um equinócio, período em que o Sol cruza a linha do Equador e o dia e a noite ficam com a mesma duração. Assim, durante o tempo de uso do calendário Juliano, foi determinado que a Páscoa deveria acontecer no primeiro domingo após a primeira Lua cheia, que ocorre depois do Equinócio de Primavera no hemisfério norte e de outono no hemisfério sul. Com a substituição dos calendários e a instalação do calendário Gregoriano, a Páscoa deveria acontecer sempre no primeiro domingo após a primeira lua cheia que ocorre depois do dia 21 de março. Essa comemoração nunca é feita antes do dia 22 de março e nem depois do dia 25 de abril.

O interessante é observar o fato de que o movimento relativo entre a Terra e Sol determina a ocorrência de uma comemoração.

2. Quem cai primeiro?

O senso comum diz que, se dois objetos de massas diferentes forem abandonados da mesma altura, aquele que for mais pesado chegará ao chão primeiro. Esse foi o pensamento do filósofo Aristóteles. A comprovação do erro do ilustre pensador só veio séculos depois com as contribuições de Galileu Galilei.

As leis do movimento vertical de objetos mostram que o tempo de queda independe da massa dos corpos. Assim, se uma bola de boliche e uma pena de galinha forem abandonadas do mesmo ponto, ambas chegarão juntas ao solo. É claro que essa verificação só é possível se a resistência do ar for desprezada. Veja o experimento a seguir:

3. Olhar o passado

Só podemos enxergar os objetos ao nosso redor porque eles estão emitindo ou refletindo a luz ambiente. A velocidade da luz é de 300 mil quilômetros por segundo, ou seja, existe um intervalo de tempo necessário para que a luz percorra o espaço entre os objetos e os nossos olhos.

As distâncias cotidianas entre os olhos e o que vemos são mínimas frente à velocidade da luz, mas quando observamos corpos celestes, as distâncias não podem ser desconsideradas.

A imagem a seguir é da galáxia Andrômeda, pertencente à constelação de mesmo nome. Essa galáxia está a 2,5 milhões de anos-luz da Terra. Isso significa que o tempo gasto para que a luz de Andrômeda chegue à Terra é de 2,5 milhões de anos. Essa imagem não é atual e mostra o estado da galáxia 2,5 milhões de anos atrás, por isso, olhar para o céu é ver o passado.

4. A Física justifica o horário de verão

O horário de verão, adotado em cerca de 30 países, ocorre no Brasil durante o solstício de verão. Nessa época do ano, os dias são mais longos que as noites, pois o ângulo em que o Sol cruza o horizonte torna-se menor. Assim, a estrela gasta mais tempo para nascer e para se pôr, o que faz com que o dia ganhe cerca de quatro horas a mais.

A ideia do horário de verão é aproveitar ao máximo a luz solar disponível e economizar energia elétrica. O movimento relativo entre a Terra e o Sol determina um comportamento e estabelece a nossa maneira de marcar o tempo.

Leia os textos dispostos mais abaixo que tratam com mais ênfase de outras inúmeras curiosidades que envolvem a Física. Surpreenda-se!

Por Joab Silas

Escrito por: Joab Silas da Silva Júnior Escritor oficial Brasil Escola

JúNIOR, Joab Silas da Silva. "Curiosidades de Física"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/curiosidades-fisica.htm. Acesso em 25 de abril de 2024.

Artigos Curiosidades de Física

7 perguntas ainda não respondidas pela Física

Você sabia que existem diversas perguntas na Física que permanecem sem respostas ou explicações satisfatórias? Confira algumas das mais intrigantes dúvidas dos físicos!

Hand spinner e a Física

Clique aqui e saiba quais são os princípios físicos envolvidos no uso do hand spinner, o brinquedo que promete diminuir os efeitos da ansiedade.

A Física dos Vingadores

Os filmes de super-heróis despertam a curiosidade para assuntos da Ciência, principalmente para a Física. É possível, por exemplo, debater alguns conceitos físicos ao analisar as habilidades...

A profundidade que enxergamos

Como enxergamos em profundidade?

Água gelada ajuda a emagrecer?

Será que a água gelada ajuda a emagrecer? Quando tomamos água gelada, nosso corpo consome uma pequena quantidade de energia ao fazer a água ficar em equilíbrio térmico com o nosso organismo....

Arco-íris ou círculo-íris?

Arco-íris ou círculo-íris? Clique aqui e descubra por que todo arco-íris possui, na verdade, o formato de uma circunferência.

Cinco curiosidades sobre os raios

Que tal conhecer algumas curiosidades sobre os raios? Veja nossa lista de curiosidades e saiba mais sobre esses interessantes fenômenos atmosféricos.

Cinco dicas para resolver exercícios de Física

Se você tem dificuldades para resolver exercícios de Física, clique aqui para conferir cinco dicas!

Como a bola de futebol faz curva?

Você já se perguntou como é possível as bolas de futebol fazerem curvas tão acentuadas no ar ao serem chutadas por jogadores habilidosos? Os gols olímpicos, marcados nas cobranças de...

Como funcionam as usinas solares

Você sabe como funcionam as usinas solares? Clique para saber tudo a respeito desse tipo de usina, o que é a energia solar e como ela é produzida, quais são as vantagens e desvantagens, quanto...

Como o navio flutua no mar?

Clique para entender como o navio flutua no mar. Confira também por que o navio não afunda, cinco grandes naufrágios na história e outras curiosidades.

Descobertas da Física que aconteceram por acidente

Conheça algumas das mais importantes descobertas da Física que aconteceram completamente ao acaso e entenda as suas consequências para a nossa vida.

Efeito Cherenkov

Aprenda o que é o efeito Cherenkov! Acesse o link e saiba o que causa o brilho característico dos reatores nucleares. Quando partículas carregadas movem-se em um meio mais rapidamente que a...

Estrelas cadentes

Você acha que estrelas cadentes são estrelas que estão caindo do céu? Se você acredita nisso, este texto é para você!

Fator de proteção solar (FPS)

Clique aqui e saiba o que é o fator de proteção solar (FPS) do protetor solar. Descubra como ele é calculado e conheça seus diferentes tipos.

Física da aurora polar

Clique aqui e entenda a Física das auroras polares e por que esses fenômenos não são apenas um brilho bonito no céu.

Física dos celulares

Você sabia que a Ciência e a tecnologia presentes no seu aparelho celular são muito mais antigas do que aparentam ser? Diversas tecnologias presentes nesses aparelhos surgiram há algumas dezenas...

GPS e equação do MRU em uso

Veja aqui o que é um GPS e saiba qual equação do movimento retilíneo uniforme permite determinar a distância entre o GPS e o objeto.

Ilusão de Óptica

O termo ilusão de óptica aplica-se às ilusões que “enganam” o nosso sistema visual, fazendo-nos enxergar coisas que não existem. Veja mais aqui!

Miragens no Alasca

Você sabia que em lugares como o Alasca também podem ocorrer miragens? Clique aqui e saiba como esses fenômenos ocorrem no frio.

O mito que desceu pelo ralo: a água que desce pela pia não depende do hemisfério terrestre

Conheça a explicação por trás do mito da água que desce pelo ralo nos sentidos horário e anti-horário e qual a sua relação com os hemisférios da Terra.

O que aconteceria se alguém corresse tão rápido quanto o Flash?

Você sabe o que poderia acontecer com alguém que pudesse correr tão rápido quanto o Flash? Clique aqui para descobrir os efeitos da supervelocidade!

Olhar para o céu é ver o passado

Clique aqui e entenda como é possível olhar para o céu e ver o passado de objetos celestes por meio da propagação da luz no espaço.

Pião magnético (Levitron)

Conheça o funcionamento do pião magnético (levitron), uma aplicação da levitação magnética que é possível graças ao movimento de rotação.

Por que a Lua não cai na Terra?

Você já parou para pensar por que a Lua não cai na Terra? A resposta está na Física! Clique aqui e veja!

Por que os cubos de gelo boiam?

Descobrindo a relação entre empuxo e densidade

Por que tomamos choque quando tocamos outra pessoa?

O choque elétrico devido ao acúmulo de cargas!!!

Projeto Sirius

Você já ouviu falar do projeto Sirius? Sirius será uma fonte de 4ª geração capaz de produzir radiação eletromagnética de amplo espectro e de grande utilidade para a pesquisa científica nas...

Qual é a cor da água?

Você sabia que a água pura não é incolor como se costuma afirmar? Na verdade, a água apresenta uma tonalidade levemente azulada, decorrente do processo de absorção da luz incidente sobre ela....

Qual é a velocidade da corrente elétrica?

Entenda como é possível as lâmpadas ligarem tão rapidamente se a velocidade da corrente elétrica é de apenas poucos milímetros por segundo.

Qual é o peso de uma nuvem?

Você sabe qual é o peso de uma nuvem? Clique aqui e descubra com quantos elefantes se faz uma nuvem!

Quanto custa para recarregar a bateria do seu celular?

Você já se perguntou como a recarga de um aparelho celular afeta seu consumo de energia elétrica? Fizemos os cálculos para você saber quanto gasta por ano em suas recargas de celular diárias....

Sete dicas de “ouro” para um estudo da Física mais efetivo

Já parou para pensar que você pode ser mais eficiente nos seus estudos de Física? Conheça algumas dicas que podem ajudar!

Sete erros mais comuns cometidos no estudo de Física

Listamos os sete erros comuns em Física que você não pode cometer! Clique aqui e veja!

Submarino

Clique aqui, conheça as principais partes de um submarino, descubra como ele funciona, saiba qual é o maior do mundo e leia algumas curiosidades.

Teoria do Caos

Veja aqui a definição básica da teoria do caos e saiba mais sobre como ela foi enunciada.

Terra plana

Entenda o que é a ideia de Terra plana, bem como conheça os argumentos dos terraplanistas e as descobertas científicas que refutam essa visão.

Uso de celulares faz mal à saúde?

Você sabe de que forma a radiação emitida pelos aparelhos celulares é capaz de afetar a sua saúde? As ondas de rádio emitidas pelos celulares aquecem o corpo humano por meio de um processo...

Você sabe por que o céu é azul?

Clique aqui, entenda por que o céu é azul, descubra por que ele fica vermelho ou laranja ao entardecer e leia curiosidades.