Topo
pesquisar

Curiosidades de Física

Física

A Física é uma ciência que nasceu da necessidade do homem de explicar os fenômenos do cotidiano. Essa ciência apresenta inúmeras curiosidades.
A Física apresenta inúmeras curiosidades relacionadas com as suas leis e equações
A Física apresenta inúmeras curiosidades relacionadas com as suas leis e equações
PUBLICIDADE

A Física é uma ciência que nasceu da necessidade do homem de explicar as causas dos fenômenos naturais que o cercam. A palavra Física tem origem no termo grego Physiké, que significa natureza, o que sugere o foco dessa ciência: a investigação das leis da natureza que regem o universo.

Ao longo das eras, vários fenômenos e leis físicas foram sendo descobertos e entendidos pelo homem, o que proporcionou o surgimento de inúmeras tecnologias e a compreensão e previsão correta de diversos acontecimentos. À medida que compreendemos as leis naturais, surpreendemo-nos com a forma como os eventos ocorrem e com as infinitas possibilidades de aplicações cotidianas desses eventos. A Física está presente no dia a dia em lugares inimagináveis.

O modo como a natureza comporta-se gera, em muitos casos, estranheza e perplexidade, pois muitos acontecimentos mexem com nosso senso de normalidade e vão na contramão daquilo que achamos ser possível.

Curiosidades de Física

1. Física da Páscoa

A Páscoa, para os cristãos, é o evento que celebra a morte e ressurreição de Jesus Cristo. A data em que a Páscoa é comemorada não é fixa no calendário. Todo ano a festa ocorre em dias diferentes.

Acredita-se que a ressurreição de Cristo ocorreu em um dia próximo de uma lua cheia e de um equinócio, período em que o Sol cruza a linha do Equador e o dia e a noite ficam com a mesma duração. Assim, durante o tempo de uso do calendário Juliano, foi determinado que a Páscoa deveria acontecer no primeiro domingo após a primeira Lua cheia, que ocorre depois do Equinócio de Primavera no hemisfério norte e de outono no hemisfério sul. Com a substituição dos calendários e a instalação do calendário Gregoriano, a Páscoa deveria acontecer sempre no primeiro domingo após a primeira lua cheia que ocorre depois do dia 21 de março. Essa comemoração nunca é feita antes do dia 22 de março e nem depois do dia 25 de abril.

O interessante é observar o fato de que o movimento relativo entre a Terra e Sol determina a ocorrência de uma comemoração.

2. Quem cai primeiro?

O senso comum diz que, se dois objetos de massas diferentes forem abandonados da mesma altura, aquele que for mais pesado chegará ao chão primeiro. Esse foi o pensamento do filósofo Aristóteles. A comprovação do erro do ilustre pensador só veio séculos depois com as contribuições de Galileu Galilei.

As leis do movimento vertical de objetos mostram que o tempo de queda independe da massa dos corpos. Assim, se uma bola de boliche e uma pena de galinha forem abandonadas do mesmo ponto, ambas chegarão juntas ao solo. É claro que essa verificação só é possível se a resistência do ar for desprezada. Veja o experimento a seguir:

3. Olhar o passado

Só podemos enxergar os objetos ao nosso redor porque eles estão emitindo ou refletindo a luz ambiente. A velocidade da luz é de 300 mil quilômetros por segundo, ou seja, existe um intervalo de tempo necessário para que a luz percorra o espaço entre os objetos e os nossos olhos.

As distâncias cotidianas entre os olhos e o que vemos são mínimas frente à velocidade da luz, mas quando observamos corpos celestes, as distâncias não podem ser desconsideradas.

A imagem a seguir é da galáxia Andrômeda, pertencente à constelação de mesmo nome. Essa galáxia está a 2,5 milhões de anos-luz da Terra. Isso significa que o tempo gasto para que a luz de Andrômeda chegue à Terra é de 2,5 milhões de anos. Essa imagem não é atual e mostra o estado da galáxia 2,5 milhões de anos atrás, por isso, olhar para o céu é ver o passado.

4. A Física justifica o horário de verão

O horário de verão, adotado em cerca de 30 países, ocorre no Brasil durante o solstício de verão. Nessa época do ano, os dias são mais longos que as noites, pois o ângulo em que o Sol cruza o horizonte torna-se menor. Assim, a estrela gasta mais tempo para nascer e para se pôr, o que faz com que o dia ganhe cerca de quatro horas a mais.

A ideia do horário de verão é aproveitar ao máximo a luz solar disponível e economizar energia elétrica. O movimento relativo entre a Terra e o Sol determina um comportamento e estabelece a nossa maneira de marcar o tempo.

Leia os textos dispostos mais abaixo que tratam com mais ênfase de outras inúmeras curiosidades que envolvem a Física. Surpreenda-se!


Por Joab Silas
Graduado em Física

Listagem de Artigos

artigos Curiosidades de Física
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA