Topo
pesquisar

Corpo Luminoso e Corpo Iluminado

Física

PUBLICIDADE

Antes de apresentar a teoria sobre corpos luminosos e iluminados é importante ressaltar um pouco sobre a luz, afinal é ela quem define se um corpo é luminoso ou iluminado.

Antigamente, acreditava-se que a luz estava presente no corpo humano e que o olho era o responsável pela saída dessa luz.
Em resumo, pode-se dizer que atualmente os físicos e demais estudiosos do assunto acreditam que a luz seja formada pela junção de fótons e que por isso possui natureza ondulatória.

A luz tem origem eletromagnética, ou seja, é formada por oscilações eletromagnéticas ou oscilações elétricas.

Corpo Luminoso
É uma espécie de luz primária capaz de emitir luz própria, proporcionando, então, iluminação para o meio onde está sendo emitida.

São exemplos de corpos luminosos: o Sol, a chama de uma vela, ou até mesmo qualquer corpo aquecido até certa temperatura pode se tornar luminoso.

Corpo Iluminado
São os corpos que não possuem a capacidade de emitir luz própria. Os corpos iluminados apenas refletem a luz que recebem.
Ex.: homem, carro, um lápis, etc.
 

Por Talita A. Anjos
Graduada em Física
Equipe Brasil Escola

Ondas - Física - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ANJOS, Talita Alves Dos. "Corpo Luminoso e Corpo Iluminado"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/fisica/corpo-luminoso-corpo-iluminado.htm>. Acesso em 31 de agosto de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA