Topo
pesquisar

Cor da luz

Física

A cor da luz pode ser classificada em monocromática e policromática. A luz branca, por exemplo, sofre refração e decompõe-se nas cores do arco-íris.
Ao passar através de um prisma, a luz policromática é decomposta em sete luzes monocromáticas
Ao passar através de um prisma, a luz policromática é decomposta em sete luzes monocromáticas
PUBLICIDADE

No estudo sobre ondas, vimos que a luz é uma onda eletromagnética que se propaga tanto no vácuo quanto em alguns meios materiais.

Quando olhamos para um abacate, enxergamos a cor verde pelo fato de ele absorver todas as outras cores e refletir apenas o verde. Esse fato acontece com todas as cores (vermelha, amarela, azul etc.). Agora, quando um objeto possui cor branca é porque ele reflete todas as cores que incidem sobre ele.

Assim, podemos dizer que a luz proveniente do Sol, e que chega até a Terra, é uma soma de todas as cores. Conhecemos esse conjunto de cores como sendo a emissão de luz branca. Quando o Sol ou uma lâmpada incandescente (aquelas de filamento) emitem luz, dizemos que, nesse caso, é emitida a luz branca.

Por meio de uma simples experiência, podemos evidenciar que tanto a luz que vem do Sol quanto a luz emitida por uma lâmpada de filamento correspondem à soma de cores de luz. Para isso, basta que a luz incida sobre um prisma, para vermos que a luz é decomposta em diversas cores. O mesmo fato acontece na formação do arco-íris.

Esse fenômeno de decomposição da luz branca é explicado pela refração, que ocorre quando a luz toca a superfície do prisma e forma as cores de luz. Entre essas cores, destacam-se sete, as quais também compõem o arco-íris. Assim, seguindo sempre essa ordem de decomposição, são elas: vermelha, alaranjada, amarela, verde, azul, anil e violeta.

A partir da construção do disco de Newton, podemos verificar que a luz branca é um somatório das cores do arco-íris. Na figura acima, temos um exemplo de modelo desse disco. Após construí-lo, basta girá-lo rapidamente para ver que, quando em alta rotação, as diversas cores, juntas, compõem uma única cor branca.

Classificação da luz

No estudo da luz, podemos classificá-la quanto à quantidade de cores. Dessa forma, damos o nome de luz monocromática àquela que é constituída por uma única cor, como a luz amarela, que é emitida pelo vapor de sódio contido nas lâmpadas com essa substância.

A luz policromática é constituída por duas ou mais cores, como a luz branca do Sol.

Como mencionamos, a luz decompõe-se mediante o fenômeno físico denominado refração. Portanto, cada cor decomposta possui uma velocidade de propagação diferente quando incidida no vidro.

A cor vermelha, por exemplo, é a mais desviada quando sofre refração na superfície do prisma. Em razão disso, é a luz que possui a maior velocidade de propagação. Por outro lado, a luz que menos desvia-se quando sofre refração é a violeta. Sendo assim, dizemos que ela é a luz que tem a menor velocidade de propagação entre as cores do espectro.

A velocidade da luz depende do meio em que essa onda é propagada. Assim, na refração, geralmente ocorre mudança na velocidade de propagação da luz de acordo com o meio de incidência.

Conforme determinações experimentais, a luz, representada pela letra c, propagando-se no vácuo, possui velocidade de aproximadamente:

c=3 x 108 m/s

É de suma importância lembrar ainda que a velocidade de propagação da luz em outros meios apresenta valor menor que a de propagação no vácuo.

 

Por Joab Silas
Graduado em Física 

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

JúNIOR, Joab Silas da Silva. "Cor da luz"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/fisica/cor-luz.htm>. Acesso em 12 de dezembro de 2017.

Questão 1

(MACK) Um feixe de luz policromática é decomposto ao atravessar um prisma porque:

a) o comprimento de onda da radiação eletromagnética é muito pequeno
b) o índice de refração do material que constitui o prisma depende da frequência da radiação incidente
c) o prisma é feito de um vidro especial
d) o índice de refração depende do ângulo de incidência da luz
e) o índice de refração do material que constitui o prisma depende da densidade do meio

Ver resposta
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA